Logotipo e link para a Universidade do Minho

Sistemas de Computação
Lic. Engª Informática, 1º ano
2009/2010
Docente responsável: A.J.Proença

Vista da Rua do Souto no Séc. XVI

 

Direitos de Autor & Copyright
Avisos
| Equipa docente | Objectivos  | Resultados da aprendizagem | Programa | Planificação | Bibliografia | Notas de apoio | FAQ | Sumários | Avaliação | Autoavaliação | Projecto 

(2006/2007)
 

Ultima Modificação: 26 Jul 2010

 departamento de informática

Avisos:

  1. Pauta definitiva: disponível aqui. A lançar nos Serv. Académicos na terça 27-Jul-10. (26-Jul-10)

  2. Pauta provisória com resultados de exames: a pauta provisória, ainda sem as classificações de quem satisfez a Parte 1 do exame e resolveu algumas questões da Parte 2, está disponível aqui. O conteúdo é, em princípio, definitivo para os que reprovaram ou faltaram. (23-Jul-10)

  3. Rectificação da pauta e correcção de provas: a pauta disponibilizada a 30-Jun (i) tinha algumas incorrecções pontuais (já rectificadas) e (ii) faltava introduzir os resultados das correcções do TPC3. Estas correcções, por lapso, foram adiadas até bastante tarde, tendo-se no entanto detectado 2 tipos de fraudes: plágio de locais na Web e a existência de trabalhos duplicados; excepcionalmente, estas fraudes este ano terão apenas como consequência a anulação das questões para todos os implicados (a cor diferente na pauta os casos mais sérios). Nova pauta disponível aqui.
    Avisa-se ainda que será feita a correcção pública das provas efectuadas este semestre, na quarta, 7-Jul-10, das 14h30 às 16h30, no Anf. A2 no DI.  (06-Jul-10)

  4. Repetição de provas: os estudantes que tenham tido classificações nas provas escritas realizadas durante o semestre que não estão de acordo com as suas expectativas e que desejem provar que merecem uma classificação melhor, têm a oportunidade de repetir o conjunto das 2 provas escritas feitas no semestre numa única prova nova, a realizar na mesma data que o exame, sendo aproveitada a melhor classificação final.  (30-Jun-10)

  5. Pauta final: disponível aqui. As provas ficam com o monitor para consulta pelos interessados. (30-Jun-10)

  6. Inquéritos: serão todos realizados na sessão extra de quarta 2-Jun-10, às 14h30. (31-Mai-10)

  7. Aulas nas semanas com feriados: as duas últimas semanas lectivas do semestre têm feriado na quinta-feira. A fim de garantir um equilíbrio entre todas as turmas, será assim o funcionamento das sessões TP nestas 2 semanas: na 1ª semana de Junho haverá uma sessão TP extra na quarta à tarde, no horário e sala das sessões tutoriais com o monitor, a que poderão assistir qualquer aluno; na 2ª semana não haverá sessões TP. (31-Mai-10)

  8. Resultado da Prova Laboratorial: disponível aqui. (21-Mai-10)

  9. Aviso sobre a defesa oral: ler na página do Projecto. (12-Mai-10)

  10. Defesa oral do projecto (Lab 1.04): após análise de todos os relatório entregues e respectivos complementos (código fonte e executável), constatou-se que : (i) os seguintes estudantes inscreveram-se para a defesa oral mas que não entregaram o relatório: 43177, 47088, 47091, 47394, 51216, 51742, 52613, 53064, 53796, 53988, 54713, 54732, 54735, 54754, 54756, 54763, 54771, 54779, 54798, 55849, 55865, 57776, 57823, 57839, 58754, 59742 ; (ii) de acordo com o ponto 6 do Regulamento os seguintes estudantes não foram admitidos à defesa oral por não terem entregue trabalhos que satisfaçam minimamente os critérios de qualidade: 51816, 54726, 54748 54818, 56543. (10-Mai-10)

  11. Submissão do projecto: plataforma já disponível, consultar detalhes na página do Projecto. (07-Mai-10)

  12. Resultado da Prova Escrita 1: disponível aqui (03-Mai-10)

  13. Projecto: a página do Projecto já está disponível com os objectivos, regulamento e tarefas. (23-Abr-10)

  14. Autoavaliação: as páginas estão actualizadas na Web até ao fim do tema ISA. (15-Abr-10)

  15. Primeira prova de avaliação escrita: realiza-se no dia 21-Abr-10, conforme estabelecido pela direcção de curso no início do semestre, pelas 14h00, nas salas 2201, 2202, 2203, 2204, 2206, 2207. A matéria que será coberta por essa prova será a que for leccionada até ao fim da semana anterior. A prova é sem consulta, mas cada aluno poderá levar uma folha A4 manuscrita com o conteúdo que bem entender; o instruction set do IA-32 ou outras figuras pertinentes, serão fornecidas ou incluídas no enunciado. De notar que esta prova terá mais de 50% de questões referentes aos resultados mínimos de aprendizagem, i.e., daquelas em que existe um limite máximo para o nº de questões que poderão estar incorrectamente respondidas. (13-Abr-10)

  16. Certificados digitais: são indispensáveis para o acesso individual ao servidor Linux para as sessões experimentais e para a prova prática laboratorial; foram automaticamente emitidos e enviados a todos os estudantes inscritos em SC, usando a caixa de correio institucional, conforme indicado no aviso em baixo. Contudo, 32 das mensagens enviadas foram recusadas pelo servidor de email dos alunos da UM, devido a irregularidades nessas caixas de correio. Os estudantes interessados em receber estes certificados, deverão regularizar primeiro a sua situação e solicitar depois ao docente responsável o reenvio dos certificados. (02-Abr-10)

  17. Sessões laboratoriais imediatamente após a Páscoa: tal como previsto no início do semestre, as sessões TP incluem algumas em ambiente laboratorial, e estas têm início logo na semana após a Páscoa. Recomenda-se a leitura da documentação aconselhada como material de apoio/estudo, que está sempre actualizado junto dos sumários. E a partir de hoje os estudantes inscritos a esta UC começarão a receber nas suas caixas de correio institucionais os certificados pessoais para acesso ao ambiente laboratorial controlado (recomenda-se a manutenção destas caixas de correio de forma a receber os avisos académicos). (31-Mar-10)

  18. Desistência do modo de avaliação do tipo A: a escolha do método de trabalho/avaliação a seguir nas sessões TP desta UC não deveria ser dos estudantes; na 1ª inscrição à UC estes deveriam seguir obrigatoriamente o método A, e apenas nas inscrições posteriores o método B. Contudo, a equipa docente deste ano optou por deixar os estudantes seleccionar o método, assumindo que os estudantes tomariam uma decisão pensada e reflectida no início do semestre e que a manteriam. No entanto, alguns estudantes estão agora a solicitar desistência do método A; para permitir esta situação impõe-se a definição de regras: (i) desde que o pedido seja formulado antes da 1ª aula da 5ª semana de funcionamento do semestre, e (ii) se formulado depois da 2ª semana o estudante não poderá frequentar mais a UC no método A (19-Mar-10) 

  19. Treino com jogos: os vossos colegas de Arquitectura de Computadores desenvolveram um jogo para treino das capacidades de representação binária de números, disponível numa versão beta em http://gec.di.uminho.pt/AC_SGames1; eles agradecem que testem o jogo e que depois respondam a um inquérito, que ficará disponível em breve aqui.  (17-Mar-10)

  20. Transferências de turnos: ao fim de 3 semanas de aulas já vários estudantes perderam o direito de frequentar as turmas que escolheram, por terem faltado às 3 sessões; adicionalmente, outros serão transferidos para a turma TP3 (modo B) por se terem indevidamente inscrito a uma das outras. Lista dos estudantes a transferir para o TP3 (alguns a pedido): 43110, 46904, 51217, 51744, 51826, 51854, 54056, 54733, 54824, 56975; a transferir para o TP6 (excesso de faltas): 48828, 57756, 577793, 57816, 57838, 58930; lista dos que já podem frequentar o TP1 (por ordem de inscrição na lista de espera): 47120, 57772, 57773, 57821, 57826; já pode frequentar o TP2 o 43197; lista dos que já podem frequentar o TP4 (por ordem de inscrição na lista de espera): 56859, 57770, 57795, 57796, 57837; lista dos que já podem frequentar o TP5: 57745, 59776, 59777. Os restantes estudantes nas listas de espera terão de aguardar por mais vagas na próxima semana.  (12-Mar-10)

  21. Actualização do site: o site de SC foi actualizado com as páginas que estavam em falta: as notas de apoio (que juntam num único local a informação colocada semanalmente nos sumários) e algumas páginas de autoavaliação.  (05-Mar-10)

  22. Ainda os turnos: na sequência de algumas transferências de turnos para o modo de avaliação do tipo B, algumas turmas poderão começar a libertar lugares; assim, no mesmo local onde foram feitas as inscrições vai ser aberto uma nova opção de inscrição em listas de espera para alguns dos turnos que ficaram preenchidos, disponível a partir de quarta 03-Mar-10, às 15h00.  (02-Mar-10)

  23. Sessões tutoriais: começam em Março, no Lab. 0.12 no edifício do DI; o monitor estará disponível às quartas, das 14h00 às 17h00.  (02-Mar-10)

  24. Manutenção da inscrição em turnos: para que os estudantes não percam o direito ao turno a que se inscreveram, não poderão faltar mais de 3 vezes a sessões TP; quando isso acontecer, o docente poderá transferi-lo/a para um turno menos preenchido. (24-Fev-10)

  25. Inscrições em turnos práticos: as inscrições para os turnos práticos são feitas directamente na Internet, tal como no ano anterior, neste URL; as inscrições abrem na terça 23-Fev-10, às 09H00; as sessões do tipo A estão limitadas a 30 inscrições, por ordem de registo; é recomendável que os estudantes que planeiem frequentar as sessões do Tipo B também se inscrevam no turno, a fim de garantir que há condições de funcionamento. (18-Fev-10)

  26. Funcionamento das turmas práticas: à semelhança do ano anterior, haverá este ano 2 modos de funcionamento das sessões teórico-práticas: as sessões do tipo A, com dimensão limitada, que acompanham a evolução da matéria leccionada nas teóricas, e com realização obrigatória de trabalhos em casa semanais (com impacto na avaliação); cada estudante apenas tem o direito de participar nestas sessões durante uma inscrição na UC (e apenas uma); nas restantes inscrições, caso não tenha sucesso na UC, terá de frequentar as outras sessões; as sessões do tipo B, onde cada estudante pode apresentar as dúvidas que tem sobre qualquer matéria e contar com o auxílio do docente; apenas o turno TP3 está dedicada às sessões deste tipo este ano. (18-Fev-10)

  27. Funcionamento desta página: esta página contém a informação da disciplina que estará mais sujeita a alterações imprevistas: os avisos;  a fim de garantir a leitura actualizada deste bloco, sugere-se que se faça o "refresh" da página sempre que a ela aceder.    
    A restante informação da disciplina irá sendo actualizada ao longo do semestre em outras páginas acessíveis a partir desta (ver os links no topo): os sumários e respectivas notas de estudo e guiões de trabalhos (uma vez por semana), a pág. dos FAQ's, e outras complementares (auto-avaliação, reflexão, ...).   
    Para garantir que todos têm acesso sempre à informação mais actualizada, terei o cuidado de enviar mensagens curtas para a mailing list da disciplina, que é criada a partir da informação nos Serviços Académicos com todos os inscritos à disciplina. (falta validar!)
    De notar ainda que a data da última modificação desta página aparece sempre no topo e no rodapé da página. (12-Fev-10)

 

Topo...

 


Página mantida por aproenca<at>di.uminho.pt
Ultima Modificação: 26 Jul 2010