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Computação Paralela Distribuída
Mestrado em Informática
2008/2009
Docente responsável:
A. M. Pina

Vista da Rua do Souto no Séc. XVI

 

Direitos de Autor & Copyright
Avisos
| Equipa docente | Objectivos | Resultados de Aprendizagem | Programa | Bibliografia | Sumários: SCD PAC PCP AMN PI | Avaliação

(Ano anterior: 2007/2008)

Ultima Modificação: 29 Out 2009
 

 departamento de informática

Avisos:

  1. Funcionamento desta UCE: esta UCE vai funcionar com 4 módulos temáticos, 2 por semestre, e por uma componente de projecto integrado, ao longo dos 2 semestres. Os módulos previstos para o 1º semestre de 2008/09 serão SCD (manhã) e PAC (tarde), embora alguns conteúdos dos outros módulos possam ser introduzidos quando necessário; no 2º semestre funcionarão os outros 2 módulos. A componente prática que integra os temas dos diversos módulos, terá uma parte de análise de casos de estudo para assimilação e treino de competências básicas, e posteriormente a realização de um ou mais projectos. (09-Out-08)

  2. Funcionamento desta página: esta página contém informação que em princípio se manterá estável ao longo de todo o semestre, com excepção deste bloco de avisos; a fim de garantir a leitura actualizada deste bloco, sugere-se que se faça o refrescamento da página sempre que a ela aceder, para ter acesso aos conteúdos mais actualizados, nomeadamente, no que diz respeito: aos sumários e notas complementares de estudo etc... (09-Out-08)

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Equipa docente

Módulo de Sistemas de Computação e Desempenho (SCD)
João Luís Sobral
email: jls@di.uminho.pt

Módulo de Planeamento e Administração de Clusters (PAC)
António Manuel Pina
email: pina@di.uminho.pt

Módulo de Paradigmas de Computação Paralela (PCP)
João Luís Sobral
email: jls@di.uminho.pt

Módulo de Algoritmos e Métodos Numéricos (AMN)
Rui Ralha
email: r_ralha@math.uminho.pt
 

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Objectivos

A computação paralela e distribuída (CPD) concentra-se actualmente, em ambiente de rede local, em clusters computacionais Beowulf - substituindo os anteriores "supercomputadores" que foram, sucessivamente, computadores vectoriais e sistemas MPP - e em grelhas computacionais (Grid), quando o ambiente de rede ultrapassa os limites institucionais.

A computação usando clusters interligados em grelha envolve várias áreas distintas mas interrelacionadas. A UCE CPD vai concentrar-se no desenvolvimento de competências (conhecimentos, e aptidões intelectuais e práticas) nas seguintes áreas, com indicação explícita dos módulos temáticos que constituem a UCE:

 

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Resultados de Aprendizagem

Um estudante que complete com sucesso a UCE em CPD deverá ser capaz de demonstrar que adquiriu as seguintes competências:

Algumas destas competências poderão ser mais detalhadas, de acordo com a ênfase dada em cada um dos módulos temáticos:

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Programa (proposto no início do semestre)

Proposta de conteúdos para cada um dos módulos temáticos e para o projecto integrado:

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Bibliografia

Cada um dos módulos temáticos terá um conjunto de referências bibliográficas de base e complementares, baseadas em livros, e aqui referidos:

Adicionalmente cada um dos módulos temáticos indicará pontualmente fontes complementares de informação, sendo na maioria dos casos artigos de conferências e/ou revistas científicas, para além de sítios na Web com informação de produtos, utilitários ou projectos de I&D.
Esta informação complementar será incluída junto dos sumários de cada módulo temático.

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Avaliação

Objectivos

O processo de avaliação é essencialmente constituído por 2 componentes: uma que tem como objectivo avaliar a capacidade de assimilação e compreensão dos conceitos adquiridos (as competências intelectuais), e outro para ajuizar e quantificar as competências práticas resultantes da integração e aplicação
laboratorial dos conhecimentos na resolução concreta de problemas.
A primeira componente é avaliada em 2 testes sumativos, enquanto a segunda é avaliada por apresentação escrita e consequente defesa oral dos resultados dos trabalhos realizados.

Método

A classificação final será uma média ponderada das actividades acima referidas:

A observação da atitude e comportamento dos alunos ao longo do semestre (nomeadamente os trabalhos de preparação temática e a participação activa nas sessões de debate/diálogo) reflecte-se na classificação final através da aplicação de bonificações e penalizações.

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Página mantida por pina@di.uminho.pt
Ultima Modificação: 29 Out 2009