Arquitectura de Computadores
Lic. Matemática & Ciências da Computação, 1º ano
2004/2005
Docente responsável: A.J.Proença

 

FAQ's

Funcionamento da disciplina | Avaliação | Questões relativas a aulas | Questões de índole laboratorial 

Ultima Modificação: 24 Jan 2006

 

 departamento de informática

 

Funcionamento da disciplina

(28-Fev-05)
"Quando uma pessoa tem um azar e não pode vir a uma aula (indisposição ou outro motivo pessoal), como pode justificar a falta?"

Basta enviar um email ao docente com a identificação e justificação, no prazo de uma semana após ter faltado, indicando no assunto - MCC/AC justificação de falta - e aguardando uma confirmação do docente (máx 2 ou 3 dias) de que o pedido foi recebido e aceite.
 

(28-Fev-05)
"A descrição da metodologia de avaliação fala de um caderno da disciplina individual. O que é ao certo isso do caderno?"

Durante o Ensino Secundário, quer por pressão dos professores quer por preocupação dos pais, as/os alunas/os foram treinados a manter um registo das aulas (mais ou menos organizado), o qual usaram na preparação para os testes, exames, . . .
No entanto, quando chegam à Universidade, a maioria vai perdendo esse hábito e esquece o quanto isso lhe foi vantajoso anteriormente.
Curiosidade: na terminologia inglesa, usa-se muito a designação de logbook para este tipo de caderno, mais conhecido entre nós também com o nome de "diário de bordo", particularmente associado a pilotos (aviões e navios) e a viagens de estudo/trabalho; na informática, todos os administradores de sistemas têm de manter o seu logbook sempre actualizado com registo de todos os eventos/anomalias ocorridos com cada sistema e respectivas causas/consequências e resoluções; os vossos colegas das ciências experimentais (física, química, biologia, geologia...) tb consideram indispensáveis estes cadernos, especialmente para registo de todos os eventos no laboratório e/ou em visitas de campo.

Qual é então a utilidade de manter um registo actualizado e datado dos aspectos interessantes que cada um observou nas aulas e sobre o trabalho efectuado no dia-a-dia?
Vamos apenas realçar os aspectos mais óbvios e pertinentes na vida de um estudante que merecem registo no "caderno da disciplina":
 • o logbook deve ser usado para: (i) registar observações/comentários sobre o que se ouviu (nas aulas e não só), leu ou se discutiu com colegas; (ii) anotar as fontes de informação a que se acedeu para esclarecer um determinado tópico (um site na Web, uma pág do livro e qual livro, um colega que afirmou e qual colega, ...); (iii) explicitar estratégias, raciocínios e/ou cálculos feitos na resolução de problemas/exercícios ou no desenvolvimento/construção/teste de programas e respectiva codificação com comentários; (iv) colocar (anotando) questões/dúvidas sobre qq assunto relacionado com a disciplina, quer escutado numa aula ou num programa de TV ou no âmbito de uma outra disciplina, quer lido num site na Web ou numa revista comprada no quiosque, ou num livro, o que evitará o acumular de dúvidas (na mente, de forma não explícita), que mais tarde poderão trazer dificuldades (na resolução de testes ou exames, por ex.); ...
• através do logbook cada estudante poderá observar a sua evolução no processo de aprendizagem: saber que facilmente se consegue resolver um exercício que há algum tempo nos parecia impossível é motivador para a continuação do trabalho; conseguir relacionar as várias partes do estudo (matérias) é elemento óbvio de uma boa aprendizagem;
• através do logbook o tutor (neste caso a monitora Alexandra, vossa colega do 4º ano) poderá analisar e comentar o progresso de cada um, dando pistas e indicações dos aspectos mais positivos, e simultaneamente chamando a atenção de um ou outro facto que possa parecer menos correcto;
• utilidade mais óbvia do logbook: um registo personalizado de tudo que cada estudante achou de relevante relacionado com a disciplina (pessoal, sim, mas não deve ser um "diário" para registo de emoções...), para ser usado mais tarde, não apenas no estudo para teste/exame, mas tb para uso futuro noutras disciplinas (e na vida profissional) sempre que se necessite de conhecimentos nesta área.

Algumas dicas importantes na organização de um caderno tipo logbook:
• usar um caderno encadernado (sem folhas soltas) e numerar todas as páginas logo antes de começar a usá-lo (nehuma página deve ser arrancada do logbook!);
• escrever sempre com caneta e não com lápis; nunca apagar nada do que foi escrito; se achar que se enganou, cortar com um risco simples e repetir a resolução; aquilo que cortou porque julgava que estava errado deve continuar no caderno e legível por 2 grandes motivos: (i) se um dia mais tarde tiver uma dúvida num pb do mesmo tipo, é bom saber que no passado já se cometeu um erro ao tentar resolver esse tipo de pb, e assim não se repete o mesmo erro, ou (ii) podem mais tarde descobrir que afinal até estava correcto;
• colocar sempre a data antes do início de um novo registo;
• registar sempre as fontes de informação.
 

(26-Fev-05)
"Posso usar sempre este e-mail (não institucional) para comunicar com o professor sempre que tenha alguma dúvida ou tenho que usar obrigatoriamente o e-mail fornecido pela universidade?"

Sempre que eu precisar de contactar um/a estudante (individualmente ou pela lista dos inscritos à disciplina) irei usar o endereço institucional; contudo, não levanto qq objecção em ler msg's que venham de outros locais (mas recomendo a indicação de MCC/AC no assunto), e poderei mesmo fazer um reply para esse endereço^não-institucional, se fôr cómodo e não me fôr explicitamente pedido para não o fazer.
 

(26-Fev-05)
"Como posso aceder ao e-mail fornecido pela UM?"

Segui o percurso de quem entra na home page da UM, e fui fazendo print screen; guardei as páginas principais num ficheiro Acrobat aqui. Em caso de mais dúvidas, sugiro que vá ao SAPIA (antigo CIUM) e pergunte lá.
 

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Avaliação

(02-Mar-05)
"Quanto à disciplina de AC, quando é que os alunos vão poder decidir qual o método de avaliação que mais lhes convém (modelo de avaliação durante o semestre versus modelo misto)?"

Várias hipóteses se colocam:
 - logo no início do semestre;
 - depois de fazerem todos os testes;
 - a meio.
Esta questão foi debatida nas sessões TP da 1ª semana de aulas, e chegou-se a um consenso: a equipa docente vai admitir que os 2 primeiros testes tenham um cariz experimental, pelo que uma pessoa só confirmaria a sua opção (de modelo de avaliação) se se comparecer ao 3º teste.
 

(02-Mar-05)
"Sobre o modelo "Eliminatório" da avaliação: acho que da maneira como está feito, os alunos que forem sendo eliminados pelos testes vão deixar de trabalhar para a cadeira, e de aprender em continuidade como era pretendido, sabendo se calhar alguns deles até responder a questões mais complexas mas terem falhado nas mais simples. Não seria possível retardar a divulgação dos resultados até ao fim do semestre, e/ou dar mais uma chance aos que falharem nos testes (que até pode ser por azar), sem serem forçados a abandonar a avaliação que contempla a sua participação ao longo do semestre?"

Alguns comentários a esta questão sobre o modelo "eliminatório":
- o objectivo deste ponto neste tipo de avaliação é mesmo identificar um conjunto mínimo de conhecimentos/capacidades/aptidões genéricos e relativos a uma dada disciplina (e que foram apresentados na pág desta disciplina como os "resultados da aprendizagem"), para que qq pessoa - desde o docente de uma disciplina mais à frente, a um potencial empregador - possa concluir que "este estudante demonstrou que possui aquele conjunto mínimo de conhecimentos/capacidades/aptidões"; tal só será possível se se tornar esse conjunto obrigatório para se obter aprovação na disciplina; por analogia, se um eng civil não souber construir fundações, o edifício/ponte poderá não cair no 1º mês/ano, mas muito provavelmente ruirá; o mesmo se defende aqui: sem fundações sólidas, não adianta argumentar que o resto da construção (eventualmente mais complexo) está ok;
- retardar a divulgação dos resultados, tem 2 consequências; (i) uma positiva, que é evitar que os estudantes "vão deixar de trabalhar para a cadeira, e de aprender em continuidade como era pretendido"; (ii) outra negativa, e que se resume na eliminação de um dos objectivos deste tipo de avaliação contínua: manter cada estudante informado do seu progresso de aprendizagem, através daquilo que é designado por "avaliação formativa", i.e., mostrar sempre o que cada estudante fez de correcto ou falhou num processo de avaliação, para que ela/ele possa aprender com os erros; parece-me ser mais importante apostar numa "avaliação formativa" com consequências;
- mais uma hipótese: a experiência  mostra que quanto mais hipóteses uma pessoa tem, mais as desperdiça; a prova disso é a falta de rigor no desenvolvimento de software (nunca sai bem à primeira, ao contrário do que normalmente acontece num projecto de engenharia civil), porque é tão fácil fazer depois o debugging e a correcção... Além disso, cria uma situação de injustiça para aqueles que se esforçaram, não premiando o mérito. Cada estudante já sabe que tem sempre a hipótese de fazer o exame de recurso, e tem de assumir o custo da sua falha.

 

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Questões relativas a aulas (conceitos, aplicação de conceitos, ...)

(15-Mar-05)
"Os processadores da AMD utilizam a mesma arquitectura dos da Intel, ou seja, a IA32? E porque é que dizem que os da AMD são melhores
do que os da Intel? É por causa da cache?"

Quando se afirma que um dado processador segue a Arquitectura da Intel de 32-bits (cuja sigla em inglês é IA-32), o que se está a afirmar é que esse processador está conforme a especificação da Arquitectura do Conjunto de Instruções (cuja sigla em inglês é ISA, Instruction Set Architecture) de uma dada família de processadores de 32 bits, que um fabricante (Intel) tornou pública e que assumiu, de certa maneira, a forma de padrão ou norma (em inglês, standard).
Deste modo, qualquer fabricante poderá construir um processador IA32 sem ter de pagar royalties a ninguém, desde que o seu processador execute o mesmo conjunto de instruções produzindo o mesmo resultado. Poderá construir um processador mais rápido, mais pequeno, mais barato ou mesmo que consuma menos energia; depende agora do nicho de mercado que pretenda atacar, sob o ponto de vista comercial.
Voltando agora ao caso dos processadores do concorrente da Intel, a AMD: há vários pormenores da arquitectura interna de um processador que podem variar, quando o objectivo é melhorar o desempenho, sendo os principais os relacionados com a eficácia das formas de paralelismo ao nível da instrução (cuja sigla em inglês é ILP, Instruction Level Parallelism) - com destaque para pormenores de implementação do pipeline, da superescalaridade, e da computação vectorial, muito usada em aplicações multimédia - e com a redução dos tempos de acesso à memória - com destaque para a organização e tamanho de cada um dos níveis de cache (estas questões de ILP e organização/hierarquia de memória serão cobertos mais adiante).
Com tantas variáveis, não é possível afirmar qual dos processadores é melhor, pois muito depende da aplicação (algoritmo, codificação, escolha do compilador e dos parâmetros de compilação), da organização da memória primária, da eficiência dos circuitos de interface entre o processador e os restantes circuitos/módulos do computador (a este conjunto de circuitos chama-se normal e simplesmente, "conjunto de circuitos", ou en inglês, chipset), da organização e velocidade de transporte de informação dos barramentos de ligação, etc., etc.
Existem vários sites na Web onde são feitos vários testes a configurações de computadores baseados em diferentes processadores (exemplos de sites: ExtremeTech.com, Tom's Hardware Guide, ZDNet UK Reviews, Ars Technica, Ace's Hardware, SysOpt.com, Computer Reviews, ... ou então uma lista de sites em Technical Evaluations and Product Reviews), e neles é visível como as variações de desempenho variam tanto de aplicação para aplicação...

 

(26-Fev-05)
"Numa das primeiras aulas que o professor leccionou, falou de como o computador faz a conversão para o sistema de numeração binário. Deu exemplos como transformar texto (caracteres alfanuméricos) e números(inteiros e reais). Gostaria de saber, a título de curiosidade, como é k um computador
interpreta os sons e os transmite ao utilizador?"

Vamos por partes:
a) Como é que o som pode ser representado de uma forma digital (ou numérica)? Sugiro que visite este sítio na Web.
b) Como é que o som pode ser representado digitalmente de uma maneira eficiente, ocupando pouco espaço mas perdendo pouca qualidade com a compressão? Sugiro que visite este sítio na Web.
c) Como é que um computador produz os sons que depois seguem para os auscultadores ou colunas? Sugiro que visite este sítio na Web.
d) E como é que as colunas transformam esses sinais em sons? Os links anteriores têm sugestões para encontrar uma resposta...
 

(26-Fev-05)
"Como é que um computador transmite informação para um outro computador no outro lado do mundo?"

Estão aqui muitos conceitos de base envolvidos, e quase todos eles mais relacionados com as comunicações do que com a arquitectura de um computador. Contudo, julgo ser possível apresentar algumas sugestões de leituras (na Web) que permitem a obtenção de alguns conhecimentos rudimentares (mas rigorosos) sobre o modo como algumas das comunicações funcionam.
Vejamos como:
 - comunicações entre 2 (ou mais) computadores na mesma casa: este sítio expõe os conceitos principais sobre redes domésticas de computação, com links para locais com informação complementar; obviamente que uma das actuais opções mais atractivas é a opção sem-fios (com informação aqui);
 - comunicações com o resto do mundo, usando um fornecedor de serviços de Internet (ISP, Internet Service Provider): opção mais em conta poderá ser aproveitar a linha telefónica existente em casa, e usar um modem (mais informações aqui) para estabelecer uma comunicação assíncrona em série (mais informações aqui); se quiser aproveitar a linha telefónica e usá-la simultaneamente para voz e dados com maior largura de banda, então poderá optar por um serviço de ADSL (mais informação aqui); alternativamente, se tiver um serviço de TV por cabo, poderá tb usufruir dessa infra-estrutura de comunicações usando um cable modem (mais informação aqui).
 

(26-Fev-05)
"Como é que funcionam os métodos de compactar ficheiros?"

Esta é realmente uma pergunta que não tem uma resposta imediata, uma vez que os diversos algoritmos existentes estão muito ligados, não apenas ao tipo de ficheiros que se pretende compactar, e tb ao destino dos mesmos. Se o destino é uma outra máquina, então o algoritmo mais adequado é um, mas se forem para serem recebidos por pessoas, então os algoritmos tomam em consideração as diferentes capacidades de iludir os nossos sentidos (a técnica para iludir a nossa audição é diferente da da nossa visão...).
Assim, sugiro:
 - uma introdução às técnias de compressão de ficheiros aqui;
 - uma visita a estes sítios que analisam de técnicas de compressão de imagem e de som.
 

 

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Questões de índole laboratorial (IA-32, Linux, ferrramentas Gnu, ...)

 

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Ultima Modificação: 24 Jan 2006