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Sistemas de Computação |
Reflexão e resultados da 1ª
avaliação
Ultima Modificação: 10 Abr 2007
departamento de informática |
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Quem já aprendeu a nadar, não tem receio de cair
à água, mesmo que tenha dificuldade em explicar por palavras como se nada. Mas
quem apenas sabe descrever os movimentos correctos de um bom nadador sem nunca
ter experimentado o acto de nadar, terá sérias dificuldades se cair à água sem
algo ou alguém a quem se agarrar.
Demonstrar uma competência é mais que uma simples exposição ou descrição de
factos: pode ser uma questão de sobrevivência.
O novo regime Europeu de funcionamento do Ensino Superior - conhecido por
paradigma de Bolonha - estipula que para um estudante ter sucesso numa unidade
curricular (UC) deverá demonstrar que adquiriu um conjunto de competências,
conjunto esse designado pelos "resultados da aprendizagem" dessa UC. As
competências incluem normalmente um leque de conhecimentos e aptidões
intelectuais e práticas.
No modelo de avaliação da UC de Sistemas de Computação (SC), para um estudante
ter sucesso deverá demonstrar ter adquirido o conjunto de competências listada
nos
resultados da aprendizagem da UC. Essa demonstração faz-se em provas
teóricas, que incluem a resolução de problemas, e em provas práticas, que
incluem a realização de tarefas experimentais.
Em 2006/07, as provas teóricas estão organizadas em 2 partes:
- uma de validação dos resultados da aprendizagem adquiridos (os
mínimos), a ser realizado em testes durante o semestre, ou numa das épocas de
exame; para ter sucesso à UC cada estudante deverá demonstrar que adquiriu
integralmente essas competências; a equipa docente aceita uma
tolerância de 10%, i.e., cada estudante poderá falhar no máximo 1 questão das 10
apresentadas, quer no conjunto dos 3 testes (3+4+3, respectivamente), ou no
exame; cada estudante que demonstre nos testes ter adquirido essas competências
mínimas fica dispensado desta parte do exame;
- uma de avaliação quantitativa do mérito do estudante, permitindo
classificá-lo numa escala de 10 a 20 valores; esta parte é apenas avaliada em
exame.
Atendendo a que:
- falhar a 2 questões num único teste, nestes moldes, conduz ao insucesso na
avaliação em provas teóricas durante o semestre;
- a taxa de insucesso verificada neste 1º teste foi elevada: mais de 60% erraram
2 ou mais questões;
- o processo de estudo e aprendizagem ao longo do semestre deve ser incentivado
e tomado em devido conta;
a equipa docente decidiu, excepcionalmente em 2006/07, que:
- a matéria de "Representação de Informação" abordado no 1º teste possa ter um
tratamento diferenciado do resto da UC;
- a avaliação da matéria do 1º teste possa ser repetida isoladamente em exame,
apenas a quem demonstrar ter adquirido os resultados mínimos de aprendizagem nos
2 testes seguintes (i.e., não falhar mais que 1 questão no conjunto desses 2
testes).
Em resumo:
- 63% dos alunos demonstraram que ainda não adquiriram as competências relativas
à representação binária de valores numéricos; para terem sucesso em SC, terão de
as demonstrar em exame, podendo fazê-lo apenas na matéria relativa a
"Representação de Informação" se tiverem sucesso nos restantes 2 testes;
- 25% já usaram a tolerância permitida - errar no máximo 1 questão em 10 - pelo
que não poderão falhar mais nenhuma questão nos restantes testes; caso errem
apenas 1 questão nos restantes testes, poderão ainda repetir apenas a avaliação
da matéria de "Representação de Informação" no exame; estudantes nestas
condições (apenas o seu nº): 25364, 30712, 30713, 35804, 35830, 37074, 41007,
43510, 43550, 46222, 47410, 47411, 47424, 48399, 48405, 48418, 50188, 50189,
50195, 50204, 50206, 51150, 51166;
- os restantes 11 estudantes já demonstraram terem adquirido as competências
relativas à "Representação de Informação": 28126, 30481, 33694, 35828, 41041,
42198, 43533, 43534, 43544, 47402, 47414.
Recomenda-se a todos os estudantes uma melhor preparação para as próximas provas
de avaliação, e para os que tiveram agora sucesso parcial que confirmem os dados
acima apresentados.