Universidade do Minho -
Dep. Informática
Desenvolvimento de Sistemas Embebidos
Mestrado em Informática - 2003/04
DSE 2002/03
- Equipa docente
Listagem dos docentes da disciplina e modos de os contactar.
- Objectivos
Objectivos de ensino (na óptica do aluno).
- Programa
Programa proposto para o semestre.
- Bibliografia
Lista da documentação necessária para um acompanhamento eficaz da disciplina.
Inclui ficheiros com acetatos das aulas teóricas.
- Avaliação
Metodologia de avaliação adoptada.
- Propostas para dissertação
Algumas propostas para tema de dissertação (ou trabalho de pré-tese),
relaccionadas com os conteúdos programáticos da disciplina (19/Dez/2003).
Equipa docente
Docente responsável pela disciplina e pela leccionação das aulas:
- João Miguel Fernandes (Prof. Auxiliar)
email: jmf_AT_di_PONTO_uminho_PONTO_pt
Objectivos
Após a aprovação nesta disciplina, os alunos serão capazes de
- Caracterizar os sistemas embebidos;
- Descrever as características dos modelos de processo de software e indicar as suas vantagens e desvantagens;
- Seleccionar e usar os modelos mais adequados à especificação das vistas dum sistema embebido;
- Identificar as potencialidades e as limitações da abordagem de desenvolvimento orientada aos modelos.
Programa proposto (tópicos)
- Sessão 1: Introdução aos Sistemas Embebidos
- Sistemas Embebidos
- Taxinomia
- Motivação
- Sessão 2: Projecto e Modelos de Processo
- Projecto
- Abordagem Sistémica
- Engenharia de Sistemas
- Modelos de Processo
- Sessão 3: Projecto de Software
- Mitologia do Software
- Qualidade no Software
- Gestão de Projectos
- Sessão 4: Modelação de Sistemas
- Métodos Funcionais
- Métodos Orientados aos Objectos
- Abordagem "Model-Driven"
- UML
- Especificidades para Sistemas Embebidos
- Sessão 5: Proposta de Metodologia
- Metodologia MIDAS
- A Análise na Metodologia MIDAS
- Sessão 6: Casos de Estudo
- Sistema de Supervisão de Iluminação
- Sistema de Controlo das Linhas Hidro
Bibliografia
- Booch G. (1994). “Object-Oriented Analysis and Design with Applications”. Benjamin/Cummings, 2ª edição. ISBN 0-8053-5340-2.
- Booch G., Rumbaugh J., Jacobson I. (1999). “The Unified Modeling Language User Guide”. Object Technology. Addison-Wesley. ISBN 0-201-57168-4.
- Brooks F.P. (1995). “The Mythical Man-Month”. Addison Wesley. ISBN 0-201-83595-9.
- Calvez J.P. (1993). “Embedded Real-Time Systems: A Specification and Design Methodology”. Software Engineering Practice. John Wiley & Sons. ISBN 0-471-93563-8.
- Douglass B.P. (1998). “Real-Time UML: Developing Efficient Objects for Embedded Systems”. Object Technology. Addison-Wesley. ISBN 0-201-32579-9.
- Fernandes J.M. (2000). “MIDAS: Metodologia Orientada ao Objecto para Desenvolvimento de Sistemas Embebidos”. Tese de Doutoramento, DI, UM.
- Gajski D., Vahid F., Narayan S., Gong J. (1994). “Specification and Design of Embedded Systems”. Prentice-Hall. ISBN 0-13-150731-1.
- Ghezzi C., Jazayeri M., Mandrioli D. (1991). “Fundamentals of Software Engineering”. Prentice-Hall. ISBN 0-13-818204-3.
- Jacobson I., Booch G., Rumbaugh J. (1999). “The Unified Software Development Process”. Object Technology. Addison-Wesley. ISBN 0-201-57169-2.
- Morris D., Evans G., Green P., Theaker C. (1996). “Object-Oriented Computer Systems Engineering”. Applied Computing. Springer-Verlag, Londres, Reino Unido. ISBN 3-540-76020-2.
- Pressman R.S. (1997). “Software Engineering: A Practitioner's Approach”. McGraw-Hill, 4th ed. ISBN 0-07-052182-4.
- Rumbaugh J., Blaha M., Premerlani W., Eddy F., Lorensen W. (1991). “Object-Oriented Modeling and Design”. Prentice-Hall International. ISBN 0-13-630054-5.
- Selic B., Gullekson G., Ward P.T. (1994). “Real-Time Object-Oriented Modeling”. John Wiley & Sons. ISBN 0-471-59917-4.
- Stevens R., Brook P., Jackson K., Arnold S. (1998). “Systems Engineering: Coping with Complexity”. Prentice-Hall. ISBN 0-13-095085-8.
- Wolf W. (2001). “Computers as Components: Principles of Embedded Computing System Design”. Morgan Kaufman Publishers. ISBN 1-55860-541-X.
As aulas teóricas serão leccionadas à base de acetatos (formato PowerPoint).
Avaliação
A avaliação da disciplina será feita através de 2 componentes:
- Apresentação do conteúdo dum artigo científico;
- Exame escrito.
A definição dos critérios de avaliação será feita pelo docente e pelos alunos, num regime de co assessment.
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Last modified: Thu Feb 19 16:14:33 WET 2004