Arquitectura de Computadores
Engenharia Informática
(2007
/2008)

 

 

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 departamento de informática

 

Classificação Exame – Época de Recurso

 

Já estão disponíveis as classificações dos exames da época de Recurso.

·         Final: AC0708-Recurso-Classificação

 

OBSERVAÇÕES:

·         As provas podem ser consultadas na 6a feira, dia 7 de Março, das 14h00 às 14h30 no Lab. onde decorreram as sessões TP

·         As orais decorrerão a partir das 14h30 no mesmo dia e local

·         Os alunos assinalados para defesa de nota terão 17 valores se não pretenderem defender a classificação obtida

·         O aluno 49422, Xavier Araújo Morgado Vilaça, poderá defender a classificação de 19 valores da época normal na mesma altura e local

 

 

 

Está disponível o enunciado da Prova Escrita de Janeiro.08

 

Classificação Prova Escrita

 

Já estão disponíveis as classificações da prova escrita.

·         Final: AC0708-Classificação

·         Parciais: AC0708-Parciais

 

 

Provas (material apoio)

 

Para efeitos de auto-avaliação, sugere-se a consulta dos seguintes enunciados tipo, apresentados na disciplina de AC2 (LSEI):

 

Para a matéria correspondente às provas (1ª parte) os alunos podem consultar a descrição da arquitectura Y86 e os diagramas de blocos PIPE- e PIPE, através do material fornecido, na hora, pela equipa docente.

 

*Convém notar que os temas e perguntas nos enunciados das provas poderão ser actualizados para se adaptarem aos conteúdos apresentados durante o actual ano lectivo.

 

Material de Apoio (novo!)

 

Os elementos que seguem vem completar o material disponível em  Apoio às teóricas referente aos assuntos relacionados com o temas da optimização de desempenho.

Nota: Os exemplos apresentados poderão contribuir para consolidar o conhecimento obtido durante as aulas teóricas.

 

Optimizações independentes da máquina

Optimizações dependentes da máquina

Escalonamento de Instruções 

 

 

 

Avisos

 

1.      Anulada a prova escrita de 16 Novembro, por motivos relacionados com a viabilidade de prestação da prova na data fixada.

2.      As colocações nos turnos TP podem ser consultadas aqui.

 


Apresentação

Bem vindos à página principal da disciplina de Arquitectura de Computadores da Licenciatura em Engenharia Informática.

Este documento foi pensado para ser um documento vivo, continuamente actualizado para acompanhar a evolução da disciplina e promover a discussão nas aulas.  

Docentes:

·         Teóricas

o   António Manuel Silva Pina (amp)

           atendimento:  sexta-feira (tarde)

·         Teórico-práticas

o    Luís Paulo Santos (lps)

            atendimento: 

Sítio web:

·          http://gec.di.uminho.pt/lei/ac

 


Programa

Arquitectura do Processador

 

Optimização de Desempenho de Programas

·         Capacidade e Limitações dos Compiladores

·         Métricas de Desempenho

·         Técnicas Independentes da Arquitectura

·         Micro Processadores Modernos

·         Estudo de Caso - Intel P6

·         Técnicas Dependentes da Arquitectura

·         Conversão de instruções em Operações

·         Modelo Gráfico de execução de operações

·         Desenrolar de Laços

·         Paralelismo ao Nível das Instruções

·         Limitações do Paralelismo

·         Perfis de Execução

 


 

Comunicação

              

Os endereços de correio electrónico dos alunos, disponibilizados pelos serviços académicos da Universidade do Minho, serão usados como meios privilegiados para a comunicação entre o docente e os estudantes.

Assim,  para além de existir  um horário para atendimento presencial, o docente da disciplina poderá ser contactado através da caixa de correio da disciplina criada para o efeito. Para seleccionar o docente no destino da mensagem usar no campo assunto: as abreviaturas amp ou lps. Convém ainda notar que as  mensagens provenientes de servidores de correio não pertencente à instituição, isto é, que não pertençam ao domínio @alunos.uminho.pt , serão automaticamente filtradas, de forma a reduzir o ruído indesejado.


Metodologia de Ensino

Os princípios enunciados atrás são, quanto a nós, incompatíveis com a separação ou distinção entre conhecimento teórico e prático. Por esta razão, apesar do tempo total previsto no calendário escolar, estar formalmente dividido em aulas teóricas e teórico/práticas a nossa abordagem faz corresponder a esta divisão, percursos independentes mas complementares.

A abordagem tem como reflexo imediato que o docente nas sessões teórico-práticas irá assistir, presencialmente, os estudantes na compreensão e desenvolvimento dos conceitos e técnicas que compreendem a matéria em estudo, através de material pedagógico específico, baseado em guiões. Outro resultado da abordagem é a assunção de que nos enunciados previstos para as provas escritas não haverá separação ou distinção entre perguntas teóricas e perguntas  práticos, nem serão atribuídos pesos às duas componentes.


Avaliação

O método de avaliação da disciplina, foi estabelecido em estreita ligação com  programa definido de forma a garantir a satisfação de objectivos inicialmente previstos.  Assim, a avaliação da disciplina conta, essencialmente, com os elementos obtidos em provas escritas para a aferição da aquisição das competências previstas como resultado da aprendizagem. O formato previsto para aquelas provas não estabelece qualquer distinção ou diferença de peso entre as matérias leccionada nas sessões teóricas e teórico-práticas.

 Complementarmente, a percepção adquirida pela equipa docente do envolvimento, da motivação e do desempenho dos estudantes poderá ser utilizada como elemento de majoração da classificação resultante da realização de provas escritas.

 Ao entendimento do ensino como um processo contínuo de aprendizagem faremos corresponder a existência de duas provas escritas, a seguir designadas por frequências, a realizar ao longo do semestre.

 Provas Escritas

 As frequências, estão marcadas para os dias 16 de Novembro e 25 de Janeiro, na hora correspondente à aula teórica e em sala a marcar oportunamente.

A matéria sujeita a avaliação em cada uma das frequências compreende a totalidade dos assuntos tratados nas sessões teóricas e nas sessões teórico-práticas, durante o período imediatamente anterior à realização das provas.

A média aritmética das duas frequências, eventualmente majorada nas condições acima, quando igual ou superior a 10 valores, desde que em nenhuma das provas a classificação obtida seja inferior a 8 valores, determina a nota final atribuída ao aluno.

Participação nas aulas

 A presença nas sessões, quer teóricas, quer teórico-práticas, não tem carácter obrigatório. A contabilização de um número superior a duas faltas sucessivas poderá dar levar à perca do lugar no respectivo turno, quando em lista de espera existirem alunos interessados em frequentá-lo.

As sessões teórico-práticas serão orientadas para a participação dos estudantes através da realização de trabalhos e discussão de tópicos relevantes. Para o efeito, será disponibilizado semanalmente, um guião apropriado ao acompanhamento das aulas, através do sítio web da disciplina. Uma vez que há o comprometimento de ter aquele material disponível, com uma antecedência mínima de cinco dias em relação à aula teórico-prática em que será utilizado, não serão admitidas nas sessões teórico-práticas os alunos que não disponham do respectivo guião impresso.

Nota Final

Sempre que a classificação final seja igual ou superior a 18 valores, ao aluno será exigida a realização de uma prova complementar (oral) que confirmará o valor previamente calculado. O insucesso ou a recusa a participar nesta prova terá como resultado a fixação da classificação final em 17 Valores.

 

Material de Apoio

·         Documentação de apoio

o    acetatos e capítulo de livro em Apoio às teóricas

o    Módulos e material de apoio às aulas práticas em Apoio às práticas

·         y86- utensílios e simulador

o    Binários, distribuição Linux

o    Fontes


Bibliografia


Direitos de Autor

A distribuição, total ou parcial, desta publicação e dos conteúdos relacionados produzidos pelo autor, para outros fins que não os do ensino e aprendizagem, carecem da  autorização escrita do autor.


António Pina/Luís Paulo Santos                                                                                                                Última Modificação: 4 de Março de 2008