Arquitectura de Computadores II
Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática - 3ºAno (LESI)
2003/04
Os
trabalhos práticos da disciplina de Arquitectura de Computadores II são opcionais
e substituem as duas perguntas do exame relativas a periféricos, que valem, no
seu conjunto, 4 valores. Os alunos que fizerem essas duas perguntas no exame
será contada a nota do exame.
Entrega dos Trabalhos: Os trabalhos têm que ser entregues ao dia 11 de
Junho, para os alunos da 1ª chamada, e até ao dia 25 Junho, para os alunos da
segunda chamada. É também necessário entregar um pequeno relatório (máximo 5
folhas) e efectuar uma demonstração do trabalho. As notas dos trabalhos serão
publicadas, pelo menos, três dias antes da respectiva chamada.
O trabalho pode ser realizado por um ou dois
alunos, em linguagem C/C++, e correr no ambiente Windows ou Linux. Em Windows
2000/XP pode ser utilizado o utilitário portTalk para aceder à porta
paralela.
Para a realização dos trabalhos estarão
disponíveis vários PG04, que poderão ser requisitados num esquema semelhante às
placas de rede sem fios (empréstimo para utilização dentro do DI, mediante a
entrega do cartão de estudante). Os PCs do laboratório da Arquitectura de
Computadores (lab. 0.12) poderão ser utilizados nas horas em que não existam
aulas.
1 - Osciloscópio digital:
Desenvolver um programa que utilize
o PG04 para implementar um osciloscópio digital. Este programa deverá utilizar
o conversor A/D do PG para determinar a voltagem aplicada na entrada analógica.
Deve ser possível ver graficamente a variação da voltagem em função do tempo,
fazer uma pausa num determinado instante, alterar a escala de voltagem (i.é, a
quantos pixels corresponde 1 V) e alterar a frequência de amostragem (i.é.,
quantas amostragens são efectuadas por unidade de tempo).
2 – Gravação de Voz: Desenvolver um programa que utilize o PG04 para
implementar um gravador de voz. Este programa deverá utilizar a entrada para
microfone do PG (que está ligada ao conversor A/D) para digitalizar um som.
Deve ser possível alterar a frequência de amostragem (i.é., quantas amostragens
são efectuadas por unidade de tempo, ou seja, a qualidade do som) e gravar o
som em ficheiro (preferencialmente em formato Wave).
3 – Reprodução de Som: Desenvolver um programa que utilize o PG04 para
produzir um som. Este programa deverá utilizar a saída para altifalante do PG
(que está ligada ao conversor D/A) para gerar sons. A som a ser gerado pode ser
lido de ficheiro (preferencialmente em formato Wave) ou corresponder às várias
notas musicais.
4 – Ligação entre PC: Desenvolver um programa que permita transferir
ficheiros entre dois PCs através da porta paralela. Para este trabalho não é
necessário o PG04, mas é necessário um cabo especial para a porta paralela que
tenha as linhas cruzadas (cabo que pode ser requisitado nos mesmos moldes do
PG04).