Arquitectura de Computadores II
Engenharia de Sistemas e Informática
(2005/2006)

(ano anterior)

 

| Apresentação | Objectivos | Metodologia | Programa | Avaliação | |Bibliografia |

 

| Apoio às teóricasApoio às práticas |Turnos|

 

 departamento de informática

Avisos

As orais (recurso) decorrerão dia 31, das 11h às 11h e 30m no Laboratório de Arquitecturas Computadores

·        recurso.

·        chamada.

·        chamada
 

 

Apresentação

Bem vindos à página principal da disciplina de Arquitectura de Computadores II da Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática  Este documento foi pensado para ser um documento vivo continuamente actualizado para acompanhar a evolução da disciplina e promover a discussão nas aulas. 

Docentes:

·         Teóricas

o         António Manuel Silva Pina (amp)

           atendimento: Quinta-feira 15:00 - 17:00

·         Teórico-práticas

o        Luís Paulo Santos (lps)

            atendimento: Terça-feira 10:00 - 13:00

Caixa de correio:

·          lesi3ac2_cx@di.uminho.pt

Sítio web:

·          http://gec.di.uminho.pt/lesi/ac2

 

Comunicação

              

Os endereços de correio electrónico dos alunos, disponibilizados pelo serviços académicos da Universidade do Minho, serão usados como meios privilegiados para a comunicação entre o docente e os estudantes.

Assim,  para além de existir  um horário para atendimento presencial, o docente da disciplina poderá ser contactado através da caixa de correio da disciplina criada para o efeito. Para seleccionar o docente no destino da mensagem usar no campo assunto: as abreviaturas amp ou lps. Convém ainda notar que as  mensagens provenientes de servidores de correio não pertencente à instituição, isto é, que não pertençam ao domínio @correio.ci.uminho.pt , serão automaticamente filtradas, de forma a reduzir o ruído indesejado.

 

 


Objectivos

A disciplina de Arquitectura de Computadores II está integrada na área científica de Engenharia de Computadores (EC) , pelo que, em termos pedagógicos os objectivos a atingir estão, necessariamente, relacionados com os conhecimentos adquiridos em anos anteriores, nomeadamente, em disciplinas leccionadas na área da EC.

Mais concretamente, pretendemos dar continuidade aos temas já abordados em arquitectura de Computadores I, ao mesmo tempo que se constroem as pontes que suportam o estudo e desenvolvimento de outras matérias a leccionar, ao longo da licenciatura, ainda, no âmbito da EC.

A abordagem que seguimos segue a perspectiva do engenheiro, para o qual a compreensão da realidade envolvente é tendencialmente norteada pela possibilidade da aplicação dos princípios e leis da natureza na produção de novos artefactos tecnológicos e intelectuais que suportam o desenvolvimento tecnológico, ampliam o nosso conhecimento dos fenómenos e tornam possível a transformação do mundo, na busca incessante pela felicidade.

Topo...


Metodologia de Ensino

Os princípios enunciados atrás são, quanto a nós, incompatíveis com a separação ou distinção entre conhecimento teórico e prático. Por esta razão, apesar do tempo total previsto no calendário escolar, estar formalmente dividido em aulas teóricas e teórico/práticas a nossa abordagem faz corresponder a esta divisão, percursos independentes mas complementares.

A abordagem tem como reflexo imediato que o docente nas sessões teórico-práticas irá assistir, presencialmente, os estudantes na compreensão e desenvolvimento dos conceitos e técnicas que compreendem a matéria em estudo, através de material pedagógico específico, baseado em guiões. Outro resultado da abordagem é a assunção de que nos enunciados previstos para as provas escritas não haverá separação ou distinção entre perguntas teóricas e perguntas  práticos, nem serão atribuídos pesos às duas componentes.

Topo...


Programa

O programa da disciplina está centrado em torno da compreensão das características de um dos mais complexos sistemas já alguma vez criado pelo génio humano, o microprocessador moderno.

Apesar de muito dificilmente podermos esperar que alguns dos estudantes venham a participar, a curto prazo, no desenvolvimento ou projecto de um microprocessador actual, estamos certos que a compreensão dos problemas e das técnicas usadas para assegurar níveis adequados de desempenho, mantendo o custo dentro de limites económicos toleráveis, é um desafio apropriado para o desenvolvimento dos princípios e das práticas essenciais para a formação de um engenheiro em informática.

Numa outra dimensão, estamos certos que o estudo dos aspectos relacionados com a organização interna dos modernos microprocessadores é essencial para a compreensão dos limites efectivos de desempenho intrínsecos a cada processador específico e nessa medida assistir no desenvolvimento de soluções alternativas económicas viáveis  para fazer face à demanda em velocidade e capacidade de processamento associado a muitas das actividades humanas que vão da física à engenharia ou da biologia às ciências sociais.

Esta última dimensão serve de pretexto para a introdução da computação paralela como meio para ultrapassar as limitações efectivas ao desempenho dentro de um único microprocessador, não obstante a introdução recente de novas tecnologias associadas ao projecto de microprocessadores multi-núcleo.

É neste contexto que o programa da disciplina inclui uma introdução ao projecto de clusters e grids de computadores, baseados em sistemas de pequeno porte e tecnologias de comunicação, a preços acessíveis, como alternativas viáveis para a computação de alto desempenho.

Numa próxima actualização deste documento faremos uma listagem mais detalhada dos temas a tratar durante o semestre, e a sua relação com os resultados de aprendizagem previstos para a disciplina.

Topo...


Avaliação

O método de avaliação da disciplina, foi estabelecido em estreita ligação com  programa definido de forma a garantir a satisfação de objectivos inicialmente previstos.  Assim, a avaliação da disciplina conta, essencialmente, com os elementos obtidos em provas escritas para a aferição da aquisição das competências previstas como resultado da aprendizagem. O formato previsto para aquelas provas não estabelece qualquer distinção ou diferença de peso entre as matérias leccionada nas sessões teóricas e teórico-práticas.

 Complementarmente, a percepção adquirida pela equipa docente do envolvimento, da motivação e do desempenho dos estudantes poderá ser utilizada como elemento de majoração da classificação resultante da realização de provas escritas.

 Ao entendimento do ensino como um processo contínuo de aprendizagem faremos corresponder a existência de duas provas opcionais, a seguir designadas por frequências, a realizar ao longo do semestre, que podem servir como alternativa ao exame final tradicional.

 Provas Opcionais

 As frequências, estão marcadas para os dias 24 de Abril e 29 de Maio, no local e hora correspondentes aos turnos teórico-práticos. Por essa razão, os alunos que optarem pela realização das provas opcionais só serão admitidos no turno e horário a que se tenham previamente inscrito (ver turnos).

A matéria sujeita a avaliação em cada uma das frequências compreende a totalidade dos assuntos tratados nas sessões teóricas e nas sessões teórico-práticas, durante o período imediatamente anterior à realização das provas.

A média aritmética das duas frequências, eventualmente majorada nas condições acima, quando igual ou superior a 10 valores, desde que em nenhuma das provas a classificação obtida seja inferior a 7 valores, dispensa o aluno da realização do exame final, com a nota final correspondente ao valor calculado acima. O aluno nestas condições poderá, no entanto, optar por tentar melhorar a sua classificação no exame final, sem prejuízo do valor já obtido através do resultado das frequências.

 Participação nas aulas

 A presença nas sessões, quer teóricas, quer teórico-práticas, não tem carácter obrigatório. Está, apenas, prevista a obrigatoriedade de inscrição num dos turnos para que os estudantes possam assistir às sessões teórico-práticas e realizar as frequências, no turno respectivo. A contabilização de um número superior a três faltas sucessivas poderá dar levar à perca do lugar no referido turno, quando em lista de espera existirem alunos interessados em frequentá-lo.

As sessões teórico-práticas serão orientadas para a participação dos estudantes através da realização de trabalhos e discussão de tópicos relevantes. Para o efeito, será disponibilizado semanalmente, um guião apropriado ao acompanhamento das aulas, através do sítio web da disciplina. Uma vez que há o comprometimento de ter aquele material disponível, com uma antecedência mínima de cinco dias em relação à aula teórico-prática em que será utilizado, não serão admitidas nas sessões teórico-práticas os alunos que não disponham do respectivo guião impresso.

Topo...


Bibliografia


Direitos de Autor

A distribuição, total ou parcial, desta publicação e dos conteúdos relacionados produzidos pelo autor, para outros fins que não os do ensino e aprendizagem, carecem da  autorização escrita do autor.


António Pina/Luís Paulo Santos                                                                                                                Última Modificação: 27-07-2006