Introdução
à Informática |
Sumários
Semana: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14
departamento de informática |
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Semana 1
25-Fev-03 (T)
Apresentação. Introdução ao funcionamento da disciplina: apresentação
da documentação a fornecer (em formato electrónico, e relativo ao ano em
curso, em www.di.uminho.pt/lefq/ii/) e da metodologia de trabalho e de
avaliação.
27-Fev-03 (TP3)
Aula laboratorial para demonstração da utilização das
ferramentas da Internet - navegação na Web e serviços de correio electrónico - para
consulta e descarga de documentação em formato electrónico.
Sistemas de numeração e técnicas de conversão entre bases.
(Enunciado do
TPC1 para ser resolvido e entregue até
quarta, 05-Mar, na Recepção do DI)
27-Fev-03 (T)
Noção de "informação" no contexto de um computador e de elemento básico de representação da informação
(bit). Representação binária de valores positivos e negativos
(sinal+amplitude, complemento para 1, complemento para 2 e representação por
excesso).
(Notas de estudo:
ITIC (Cap.1 e Anexo A) )
Semana 2
04-Mar-03 (T)
Não houve aula (Carnaval)
06-Mar-03 (TP)
Resolução de exercícios de conversão de sistemas de numeração, de representação
binária de valores positivos e negativos e de operações aritméticas em binário.
(Resolução de
TPC1r. Enunciado do
TPC2 para ser resolvido e entregue até
quarta, 12-Mar, na Recepção do DI)
06-Mar-03 (T)
Representação binária de valores reais em vírgula flutuante: caracterização do
problema (compromisso entre intervalo e precisão numa representação limitada ao
nº de dígitos disponíveis, noção e
vantagens/limitações duma notação normalizada, campos constituintes numa
representação binária) e introdução à norma IEEE 754.
(Notas de estudo:
ITIC (Anexo B) )
Semana 3
11-Mar-03 (T)
Introdução ao conceito de computador e sua organização interna, com destaque
para o processador e a memória.
Representação binária de valores reais em vírgula flutuante: análise da norma IEEE 754,
com exemplos.
Representação de informação textual: vantagens duma normalização e introdução
aos códigos Baudot (5
bits), ASCII (7 e 8 bits) e Unicode.
(Notas de estudo:
ITIC (Cap.1 e 2); rever
secções 1.1 e início de 1.2 do Bloco I do Secundário )
13-Mar-03 (TP)
Resolução de exercícios com valores em vírgula flutuante, e usando como
referência a norma IEEE 754.
(Resolução de
TPC2r.)
13-Mar-03 (T)
Representação de informação audiovisual: representação de imagens fixas (introdução ao pixel,
BMP, mecanismos de compressão de imagem, JPEG, GIF e PNG) e e imagens com
movimento e som (AVI, MPEG, e MP3).
(Notas de estudo:
ITIC (Cap.1 e 2); rever
secção 1.2 do Bloco I do Secundário )
Semana 4
18-Mar-03 (T)
Organização e estrutura
interna de um computador: a Unidade Central de Processamento (função do CPU,
blocos constituintes: conjunto de registos, unidades funcionais e unidade de
controlo do CPU), a memória principal/primária (função duma memória, organização
lógica: noção de célula e de endereço), periféricos/dispositivos, módulos de I/O
(tipos de comunicação com periféricos/dispositivos de I/O, papel dos módulos de
I/O), e o sistema de interligação de componentes (ligações no
CPU/memória/módulos de I/O, estruturas de interligação com destaque para os
barramentos - address, data e control bus - e análise da
arquitectura típica dum PC) .
(Notas de estudo:
ITIC (Cap.2 e 3); slides de
ITIC (1); rever
secção 1.2 do Bloco I do Secundário )
20-Mar-03 (TP)
Pesquisa de informação na Web - software didático para o ensino de física
e química - e respectiva instalação no posto local para análise.
(Recomenda-se vivamente a revisão do Cap. 3 - "Escrita e organização de
documentos em computador", com especial destaque para a utilização do Microsoft
Word - e da secção 5.2 - "Apresentação Gráfica com o Microsoft PowerPoint" -
ambos do Bloco I do Secundário; enunciado do
TPC3 para
início da resolução nesta aula, com entrega dos slides, em formato PPS, até
quinta, 3-Abr, 10h00, na caixa de correio electrónico do docente)
20-Mar-03 (T)
Manuseamento de documentos em formato electrónico: caracterização dos documentos
electrónicos e dos ficheiros com documentos electrónicos (apenas com o texto,
com o texto e respectiva especificação de formatação textual, com texto e
imagens com especificação normalizada ou proprietária, e apenas com imagens);
análise comparativa das caracterísiticas das aplicações que manuseiam os
diferentes tipos de ficheiros electrónicos (*.txt, *.rtf, *.html, *.doc, *.xls,
*.pdf, *.ppt, ...).
(Notas de estudo: slides de
DOC (1); rever
secção 3.1 do Bloco I do Secundário )
Semana 5
25-Mar-03 (T)
Manuseamento de documentos em formato electrónico: planeamento de documentos
electrónicos para utilização como diapositivos (slides) e análise das
características mais relevantes/específicas na criação/edição/arquivo usando o
MS PowerPoint.
(Notas de estudo: slides de
DOC (2);
rever ainda as secções do Bloco I do Secundárioas referidas na aula TP de
20-Mar-03)
27-Mar-03 (TP)
Instalação e análise de software didático para apoio à leccionação de
diversos temas relacionados com a Física e a Química do ensino secundário.
Preparação de brochuras temáticas de divulgação dos diversos pacotes de
software didático.
27-Mar-03 (T)
Manuseamento de documentos em formato electrónico: planeamento de documentos
electrónicos para utilização sob a forma impressa e na Web, e análise das
características mais relevantes/específicas na criação/edição/arquivo usando o
MS Word e o MS FrontPage.
(Notas de estudo: slides de
DOC (2);
rever ainda as secções do Bloco I do Secundário referidas na aula TP de
20-Mar-03)
Semana 6
01-Abr-03 (T)
Revisões de apoio à preparação do "1º Seminário sobre
Software Didático para o Ensino de Física e Química".
03-Abr-03 (TP)
Realização da 1ª parte do "1º Seminário sobre Software
Didático para o Ensino de Física e Química".
03-Abr-03 (T)
Realização da 2ª parte do "1º Seminário sobre
Software Didático para o Ensino de Física e Química".
Semana 7
08-Abr-03 (T)
Manuseamento de documentos em formato electrónico: planeamento de folhas de
cálculo, e análise da utilização de funções e gráficos com o
MS Excel.
Esclarecimento de dúvidas de preparação para a ficha de avaliação 1.
(Notas de estudo: slides de
DOC (2);
recomenda-se vivamente a revisão do Cap. 4 - "Utilização de folhas de
cálculo", com especial destaque para a utilização do Microsoft Excel - do Bloco
I do Secundário )
10-Abr-03 (TP)
Análise estatística de dados: construção dum exemplo - criação, edição,
manuseamento de funções e arquivo de uma pauta de notas com metodologia de
avaliação complexa - usando o MS Excel (parte 1).
10-Abr-03 (T)
Ficha de avaliação 1 (representação binária de valores do
tipo inteiro e de reais em vírgula/ponto flutuante).
Semana 8
15-Abr-03 (T)
Execução de programas num computador: níveis de abstracção num computador e mecanismos de conversão
entre níveis (compilador, assembler e interpretador); execução de instruções em linguagem máquina num CPU
(ciclo de execução de
instruções); introdução ao modelo de computação de von Neumann no
funcionamento básico dum computador.
Análise detalhada da execução de uma instrução em linguagem máquina, com introdução aos conceitos de registo de
instrução, registo apontador para a próxima instrução, e mecanismo de busca de
instruções/operandos à memória, utilizando os barramentos de endereços, de controlo e de dados.
(Notas de estudo:
ITIC (Cap.8); slides de
ITIC (2) )
17-Abr-03 (TP)
Não houve aula (férias de Páscoa)
17-Abr-03 (T)
Não houve aula (férias de Páscoa)
Semana 9
29-Abr-03 (T)
Análise do CPU ao nível da arquitectura do instruction set (ISA):
tipos de instruções suportadas (operações aritméticas/lógicas, transferência de
informação, controlo do fluxo de execução, ...) com exemplos do IA32; formatos
de instruções em linguagem máquina (campos numa instrução, comprimento
variável/fixo, exemplos do IA32 e dum RISC); instruções de I/O.
(Notas de estudo:
ITIC (Cap.4, 5 e 6); slides de
ITIC (3) )
01-Mai-03 (TP3)
Não houve aula (feriado)
01-Mai-03 (T)
Não houve aula (feriado)
Semana 10
06-Mai-03 (T)
Análise do CPU ao nível da arquitectura do instruction
set (ISA): técnicas de optimização do desempenho no hardware; noção
de pipeline, superescalaridade, hierarquia de memória, e cache;
breve caracterização das arquitecturas RISC.
(Notas de estudo:
ITIC (Cap.7); slides de ITIC (3) )
08-Mai-03 (TP)
Estudo do movimento circular uniforme, de forma quantitativa (cálculos,
estatísticas e erros) e qualitativa (gráficos e animações), usando o MS Excel.
08-Mai-03 (T)
Objectivos e funções de um sistema operativo.
(Notas de estudo: slides de
ITIC (4) )
Semana 11
13-Mai-03 (T)
Não houve aula (semana académica: tolerância de ponto).
15-Mai-03 (TP)
Não houve aula (semana académica: tolerância de ponto).
15-Mai-03 (T)
Não houve aula (semana académica: tolerância de ponto).
Semana 12
20-Mai-03 (T)
Modelação de fenómenos físicos/químicos usando expressões matemáticas, e
consequente representação gráfica e animada.
Introdução ao utilitário Modellus na modelação e animação de um fenómeno físico
(movimento com aceleração constante).
(Notas de estudo: a versão mais actual do Modellus com manuais e exemplos
diversos encontra-se no site
http://phoenix.sce.fct.unl.pt/modellus; o pacote completo é um ficheiro com
28.8 MB; uma versão reduzida da versão 2.5 sem o manual e sem os exemplos, com
1.99 MB encontra-se
aqui; apenas o ficheiro executável e o ficheiro de ajuda (que deverá ser
aberto fora do Modellus, senão dá erro), compactados com 0.98 MB, estão
aqui; slides da aula
Intro_Modellus )
22-Mai-03 (TP)
Estudo do movimento circular uniforme, em particular o seu
comportamento gráfico e animações a partir da sua modelação matemática, usando o
Modellus.
22-Mai-03 (T)
Introdução à programação.
Especificação de uma proposta de resolução: caracterização dos dados, interface
humano-computador, introdução às estrutras de controlo de decisão e de iteração.
Análise de um exemplo.
(Notas de estudo: slides de
Basic )
Semana 13
27-Mai-03 (T)
Estruturas de controlo de iteração e de invocação de
sub-programas. Análise de variantes do exemplo anterior.
Codificação de programas numa linguagem imperativa, Basic (yabasic):
codificação das variáveis, do interface H-C e do corpo do programa com algumas
estruturas de controlo. Análise das variantes de codificação do exemplo
anterior.
(Notas de estudo: slides fornecidos na semana anterior )
29-Mai-03 (TP)
Iniciação à programação. Estudo do movimento circular uniforme e do seu
comportamento gráfico, programando em Basic.
Preenchimento dos inquéritos de avaliação.
(Enunciado do
Trabalho Prático 5 para resolução nesta aula, fornecido antecipadamente no
Forum)
29-Mai-03 (T)
Análise de pormenor no âmbito do trabalho realizado na sessão laboratorial:
construção/modificação de algoritmos, análise da sua codificação, e
teste/correcção com execuções "em seco".
(Notas de estudo: slides de
apoio à programação com sugestões de resolução do trabalho laboratorial,
incluindo a última versão do manual do yabasic)
Semana 14
03-Jun-03 (T)
Análise de exemplos de programação.
05-Jun-03 (TP)
Ficha de avaliação 2 (estudo de propriedades de um
fenómeno físico usando MS Excel, Modellus e programação em Basic),
individualmente resolvida em ambiente laboratorial.
(Enunciado da
Ficha de avaliação 2 para resolução nesta aula, fornecido antecipadamente no
Forum)
05-Jun-03 (T)
Interligação de computadores em rede: noção de rede de computadores e de
comunicação de dados; o modelo OSI de 7 camadas; características físicas (inclui
modulação), tipos e meios de transmissão de dados; dispositivos e equipamentos
de ligação de redes; arquitecturas de redes locais e alargadas (inclui
Internet).
(Notas de estudo: livro recomendado para o ensino secundário,
"Introdução às Tecnologias de Informação. Bloco II", de Artur A. Azul, Porto
Editora (Cap. 6.1);slides
ITIC_(5) )