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Sistemas de Computação
Lic. Eng.ª Informática, 1º ano
2006/2007
Docente responsável: A.J.Proença

Vista da Rua do Souto no Séc. XVI


Reflexão e resultados da 1ª avaliação

 

Ultima Modificação: 12 Abr 2007

 

 departamento de informática

Quem já aprendeu a nadar, não tem receio de cair à água, mesmo que tenha dificuldade em explicar por palavras como se nada. Mas quem apenas sabe descrever os movimentos correctos de um bom nadador sem nunca ter experimentado o acto de nadar, terá sérias dificuldades se cair à água sem algo ou alguém a quem se agarrar.
Demonstrar uma competência é mais que uma simples exposição ou descrição de factos: pode ser uma questão de sobrevivência.

O novo regime Europeu de funcionamento do Ensino Superior - conhecido por paradigma de Bolonha - estipula que para um estudante ter sucesso numa unidade curricular (UC) deverá demonstrar que adquiriu um conjunto de competências, conjunto esse designado pelos "resultados da aprendizagem" dessa UC. As competências incluem normalmente um leque de conhecimentos e aptidões intelectuais e práticas.

No modelo de avaliação da UC de Sistemas de Computação (SC), para um estudante ter sucesso deverá demonstrar ter adquirido o conjunto de competências listada nos resultados da aprendizagem da UC. Essa demonstração faz-se em provas teóricas, que incluem a resolução de problemas, e em provas práticas, que incluem a realização de tarefas experimentais.

Em 2006/07, as provas teóricas estão organizadas em 2 partes:
- uma de validação dos resultados da aprendizagem adquiridos (os mínimos), a ser realizado em testes durante o semestre, ou numa das épocas de exame; para ter sucesso à UC cada estudante deverá demonstrar que adquiriu integralmente essas competências; a equipa docente aceita uma tolerância de 10%, i.e., cada estudante poderá falhar no máximo 1 questão das 10 apresentadas, quer no conjunto dos 3 testes (3+4+3, respectivamente), ou no exame; cada estudante que demonstre nos testes ter adquirido essas competências mínimas fica dispensado desta parte do exame;
- uma de avaliação quantitativa do mérito do estudante, permitindo classificá-lo numa escala de 10 a 20 valores; esta parte é apenas avaliada em exame.

Atendendo a que:
- falhar a 2 questões num único teste, nestes moldes, conduz ao insucesso na avaliação em provas teóricas durante o semestre;
- a taxa de insucesso verificada neste 1º teste foi elevada: mais de 60% erraram 2 ou mais questões;
- o processo de estudo e aprendizagem ao longo do semestre deve ser incentivado e tomado em devido conta;

a equipa docente decidiu, excepcionalmente em 2006/07, que:
- a matéria de "Representação de Informação" abordado no 1º teste possa ter um tratamento diferenciado do resto da UC;
- a avaliação da matéria do 1º teste possa ser repetida isoladamente em exame, apenas a quem demonstrar ter adquirido os resultados mínimos de aprendizagem nos 2 testes seguintes (i.e., não falhar mais que 1 questão no conjunto desses 2 testes).


Em resumo:
- 81% dos alunos demonstraram que ainda não adquiriram as competências relativas à representação binária de valores numéricos; para terem sucesso em SC, terão de as demonstrar em exame, podendo fazê-lo apenas na matéria relativa a "Representação de Informação" se tiverem sucesso nos restantes 2 testes;
- 18% já usaram a tolerância permitida - errar no máximo 1 questão em 10 - pelo que não poderão falhar mais nenhuma questão nos restantes testes; caso errem apenas 1 questão nos restantes testes, poderão ainda repetir apenas a avaliação da matéria de "Representação de Informação" no exame; os (30) estudantes nestas condições são (apenas o nº): 38223, 38576, 43208, 46194, 46195, 46904, 47029, 47038, 47054, 47081, 47103, 47118, 47426, 49310, 49331, 49332, 49333, 49334, 49363, 49364, 49367, 49369, 49372, 49375, 49385, 49389, 49395, 49401, 49422, 49423;
- 1 único estudante demonstrou ter adquirido todas as competências relativas à "Representação de Informação": 49326.

Recomenda-se a todos os estudantes uma melhor preparação para as próximas provas de avaliação, e para os que tiveram agora sucesso parcial que confirmem os dados acima apresentados.

 

 


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Ultima Modificação: 12 Abr 2007