Logotipo e link para a Universidade do Minho

Sistemas de Computação
Lic. Engª Informática, 1º ano
2013/2014
Docente responsável: A.J.Proença

Vista da Rua do Souto no Séc. XVI

 

Direitos de Autor & Copyright
Avisos
| Equipa docente | Objectivos  | Resultados da aprendizagem | Programa | Bibliografia | Planificação | Notas de apoio | Sumários | Avaliação | Autoavaliação

(2012/2013)
 

Ultima Modificação: 28 Mar 2014

 departamento de informática

Avisos:

  1. O teste-ensaio de 30 de abril: Conforme previsto na metodologia de avaliação desta UC, confirma-se a realização de um teste-ensaio na quarta 30 de abril, com início às 17h00, no conjunto de salas 201 a 203 no CP-2. Este ensaio contempla apenas a Prova de Competências Elementares (PCE), constituída por 5 questões elementares que avaliam os resultados mínimos de aprendizagem. O teste-ensaio é sem consulta e está dimensionado para ser realizado em pouco mais de meia hora, procedendo-se à resolução do teste logo a seguir à realização da prova. Embora tenha sido proposta apenas como prova de avaliação formativa, i.e., não contabiliza para a classificação final, está prevista a sua utilização opcional para avaliação sumativa. Assim, os estudantes que optarem por uma avaliação sumativa, deverão comunicar à equipa docente no ato da entrega do teste-ensaio, com as seguintes regras (em princípio):
     - quem realizar com sucesso o teste-ensaio (i.e., acertar em 4 ou 5 questões) poderá optar por ser dispensado da PCE do teste no final do semestre ou no exame;
     - quem falhar a 2 questões poderá repetir a PCE no teste ou exame;
     - quem falhar a 3 ou mais questões ficará automaticamente excluido à UC na avaliação semestral, mas poderá vir a exame (prova de recurso).
    Mais detalhes serão divulgados em data mais próxima da prova.  (28-mar-14)
     
  2. Ordem de colocação de avisos: os avisos vão sendo "empilhados" cronologicamente, i.e., os avisos mais recentes encontram-se no topo(20-fev-14)
     

  3. Inscrições e frequência em turnos práticos: as inscrições para os turnos práticos das sessões do tipo A são feitas directamente no website da UC na plataforma e-learning da UM, com início na sexta 21-fev-14, às 13H00; cada turno está limitado a 30 inscrições, por ordem de registo; quem frequentar as sessões do Tipo B não deve inscrever-se
    Consultar aqui a lista dos que já frequentaram o método A em anos anteriores e que não poderão inscrever-se de novo nesse método.
    Cada estudante só deverá inscrever-se a um turno; caso se engane deverá reportar o sucedido de imediato à equipa docente (por email); caso não o faça, a sua inscrição será removida de ambos os turnos.
    Para não perder o direito ao turno em que se inscreve, não se poderá faltar mais de 3 vezes a sessões práticas; quando isso acontecer, o docente poderá transferi-lo/a para um turno menos preenchido. (20-fev-14)
     

  4. Funcionamento das turmas práticas: à semelhança de anos anteriores, haverá este ano 2 modos de funcionamento das sessões teórico-práticas, tipo A e tipo B.

    Caracterização do método de funcionamento das sessões do tipo A:
    1. Cada estudante pode escolher o modo de funcionamento, mas apenas terá uma oportunidade de frequentar a UC neste método. Não a desperdicem!
    2. As turmas práticas estão dimensionadas de modo a que a equipa docente possa assegurar um acompanhamento adequado de cada participante inscrito. Assim, a inscrição nas turmas práticas é obrigatória para quem opte pelo método A e não tenha ainda frequentado este método em anos anteriores.
    3. Cada sessão prática neste método é dedicada a (i) esclarecimento de dúvidas sobre um tópico, no âmbito do TPC/guião distribuído na semana anterior junto com o sumário (neste website da UC), ou (ii) elaboração de um trabalho laboratorial de acordo com o guião disponibilizado.
    4. A elaboração e entrega da resolução de cada TPC em formulário próprio é obrigatória e conta para a classificação; mas o que conta para avaliação não é a correção da resolução, mas antes a defesa da resolução na sessão prática dedicada ao TPC que se entrega; recomenda-se assim a discussão prévia em grupo da resolução de cada TPC.
    5. A participação nas sessões práticas conta para a classificação: todos os inscritos deverão em cada semana (i) fazer os TPC para entregar uma resolução ao docente no início de sessão seguinte, e/ou (ii)  preparar o guião de trabalho laboratorial, e (iii)  participar na discussão sobre a resolução do TPC ou utilização do laboratório.
    6. Excecionalmente poderão ser apresentados conceitos novos nas sessões práticas, com destaque para as 3 primeiras sessões: sistemas de numeração, representação de nºs inteiros e representação de nºs reais.
    7. A desistência do método A (e consequente transferência para o método B) terá de ser participada à equipa docente, e só poderá ser feita até à primeira sexta de março.

    Caracterização do método de funcionamento das sessões do tipo B:
    1. A participação nas sessões práticas não é obrigatória, e os estudantes que frequentem neste método não podem nem devem inscrever-se nos turnos práticos.
    2. Cada estudante pode assistir à sessão prática no horário que mais lhe convenha, desde que haja lugar na sala e não perturbe o normal funcionamento.
    3. A elaboração e entrega de cada TPC, bem como a participação nas sessões práticas não são obrigatórias e não contam para a classificação.
    4. Os esclarecimentos de dúvidas poderão ser feitos no horário de atendimento da equipa docente em local a acordar, estando abertas a qualquer estudante. (20-fev-14)
     

  5. Funcionamento desta página: esta página contém a informação da disciplina que estará mais sujeita a alterações imprevistas: os avisos;  a fim de garantir a leitura actualizada deste bloco, sugere-se que se faça o "refresh" da página sempre que a ela aceder.  
    A restante informação da disciplina irá sendo actualizada ao longo do semestre em outras páginas acessíveis a partir desta (ver os links no topo): os sumários e respectivas notas de estudo e guiões de trabalhos (uma vez por semana), a pág. com a planificação da UC, e outras complementares (auto-avaliação, notas de apoio, ...).   
    Para garantir que todos têm acesso sempre à informação mais actualizada, terei o cuidado de enviar mensagens curtas para a plataforma oficial de e-learning da UM. Em princípio, a plataforma e-learning apenas será usada para a informação oficial da UC, nomeadamente o dossier da UC, e para comunicação entre a equipa docente e os alunos. O resto do material de estudo será sempre disponibilizado primeiro neste site.
    De notar ainda que a data da última modificação desta página aparece sempre no topo e no rodapé da página. (
    20-fev-14)

 

Topo...

 


Página mantida por aproenca<at>di.uminho.pt
Última Modificação: 28 Mar 2014