Universidade do Minho

Departamento de Informática

Arquitectura de Computadores II

Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática - 3ºAno (LESI)

2003/04

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Avaliação

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Guiões

2002/03

 

Trabalhos Práticos

 

Os trabalhos práticos da disciplina de Arquitectura de Computadores II são opcionais e substituem as duas perguntas do exame relativas a periféricos, que valem, no seu conjunto, 4 valores. Os alunos que fizerem essas duas perguntas no exame será contada a nota do exame.

Entrega dos Trabalhos: Os trabalhos têm que ser entregues ao dia 11 de Junho, para os alunos da 1ª chamada, e até ao dia 25 Junho, para os alunos da segunda chamada. É também necessário entregar um pequeno relatório (máximo 5 folhas) e efectuar uma demonstração do trabalho. As notas dos trabalhos serão publicadas, pelo menos, três dias antes da respectiva chamada.

O trabalho pode ser realizado por um ou dois alunos, em linguagem C/C++, e correr no ambiente Windows ou Linux. Em Windows 2000/XP pode ser utilizado o utilitário portTalk para aceder à porta paralela.

Para a realização dos trabalhos estarão disponíveis vários PG04, que poderão ser requisitados num esquema semelhante às placas de rede sem fios (empréstimo para utilização dentro do DI, mediante a entrega do cartão de estudante). Os PCs do laboratório da Arquitectura de Computadores (lab. 0.12) poderão ser utilizados nas horas em que não existam aulas.

 

Lista de trabalhos

 

1 - Osciloscópio digital: Desenvolver um programa que utilize o PG04 para implementar um osciloscópio digital. Este programa deverá utilizar o conversor A/D do PG para determinar a voltagem aplicada na entrada analógica. Deve ser possível ver graficamente a variação da voltagem em função do tempo, fazer uma pausa num determinado instante, alterar a escala de voltagem (i.é, a quantos pixels corresponde 1 V) e alterar a frequência de amostragem (i.é., quantas amostragens são efectuadas por unidade de tempo).

 

2 – Gravação de Voz: Desenvolver um programa que utilize o PG04 para implementar um gravador de voz. Este programa deverá utilizar a entrada para microfone do PG (que está ligada ao conversor A/D) para digitalizar um som. Deve ser possível alterar a frequência de amostragem (i.é., quantas amostragens são efectuadas por unidade de tempo, ou seja, a qualidade do som) e gravar o som em ficheiro (preferencialmente em formato Wave).

 

3 – Reprodução de Som: Desenvolver um programa que utilize o PG04 para produzir um som. Este programa deverá utilizar a saída para altifalante do PG (que está ligada ao conversor D/A) para gerar sons. A som a ser gerado pode ser lido de ficheiro (preferencialmente em formato Wave) ou corresponder às várias notas musicais.

 

4 – Ligação entre PC: Desenvolver um programa que permita transferir ficheiros entre dois PCs através da porta paralela. Para este trabalho não é necessário o PG04, mas é necessário um cabo especial para a porta paralela que tenha as linhas cruzadas (cabo que pode ser requisitado nos mesmos moldes do PG04).