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CSI: Arquitectura de Computadores
Lic. Eng. Sistemas & Informática, 1º ano
2005/2006
Docente responsável: A.J.Proença

Vista da Rua do Souto no Séc. XVI

 

Direitos de Autor & Copyright
Material de Estudo e Sumários | Programa leccionado

(ano lectivo anterior)

 

 departamento de informática

Avisos

  1. Esclarecimento de dúvidas: o docente responsável estará em princípio nas quartas de tarde, na sala do DI por detrás da recepção (14h-17h). (06-Mar-06)

  2. Não esquecer de fazer o "refresh" desta página sempre que nela entrar!

Data da última modificação: 20 Mar 2006


Material de Estudo e Sumários

Semana: 1 | 2 | 3 | 4 | 5     

Material de Estudo

O material de estudo mais relevante ao funcionamento deste módulo está resumido num único documento em formato electrónico (Introdução aos Sistemas de Computação (ISC)). Este documento não dispensa consulta à bibliografia recomendada, nem a outros documentos que sejam propostos nos sumários, nomeadamente propostas de trabalhos para serem efectuados quer em casa, quer nas sessões laboratoriais.

O docente poderá incluir neste ficheiro de sumários os seus planos de leccionação em aulas futuras, por vezes baseados em anos anteriores; quando tal acontecer, o texto do sumário estará numa cor clara.
No fim de cada sumário será feita uma referência aos capítulos/secções da bibliografia recomendada e/ou da documentação disponibilizada em formato electrónico; quando for referência a capítulos/secções da bibliografia recomendada, haverá apenas indicação aos mesmos após indicação do autor principal do livro (por exemplo, Sta para Stallings, ou Bry para Bryant).

 

Sumários

Semana 1

20-Fev-06 (T)
Estrutura de funcionamento da disciplina organizada em 3 módulos (Arquitectura de Computadores, Sistemas Operativos e Comunicações por Computador): equipa docente, programa proposto e respectiva bibliografia, calendarização e metodologia de avaliação.

21-Fev-06 (TP1+TP2)
Representação da informação numérica no computador utilizando bits: sistemas de numeração (decimal, binário, octal, hexadecimal, ...) e mecanismos de conversão de bases, quer para a parte inteira quer para a fraccionária; representação binária de valores positivos e negativos (sinal + magnitude, complemento para 1, complemento para 2, e representação por excesso).
Material de estudoISC (Anexo A); Bry (Ch.2.2 e Ch.2.3); exercícios a resolver em casa para entregar no início da aula seguinte em TPC1

22-Fev-06 (TP3)
Representação da informação numérica no computador utilizando bits: sistemas de numeração (decimal, binário, octal, hexadecimal, ...) e mecanismos de conversão de bases, quer para a parte inteira quer para a fraccionária; representação binária de valores positivos e negativos (sinal + magnitude, complemento para 1, complemento para 2, e representação por excesso).
Material de estudoISC (Anexo A); Bry (Ch.2.2 e Ch.2.3); exercícios a resolver em casa para entregar no início da aula seguinte em TPC1

24-Fev-06 (T)
Introdução aos conceitos de "computador" e sua organização interna.
Noção de "informação" no contexto de um computador e elemento básico de representação da informação (bit). Introdução à representação de informação num computador.
Material de estudoISC (Cap.1.1); slides ArqComp_1 ; Bry (Ch.1.1)

24-Fev-06 (TP4+TP5+TP6)
Representação da informação numérica no computador utilizando bits: sistemas de numeração (decimal, binário, octal, hexadecimal, ...) e mecanismos de conversão de bases, quer para a parte inteira quer para a fraccionária; representação binária de valores positivos e negativos (sinal + magnitude, complemento para 1, complemento para 2, e representação por excesso).
Material de estudoISC (Anexo A); Bry (Ch.2.2 e Ch.2.3); exercícios a resolver em casa para entregar no início da aula seguinte em TPC1

 

Semana 2

27-Fev-06 (T)
Representação da informação no computador utilizando bits: texto e respectivos alfabetos (Baudot, Braille, ASCII 7/8 bits e UNICODE), informação multimédia (introdução ao pixel, JPEG, GIF, PNG, MPEG, MP3, ...) e noção de instruction set enquanto meio eficaz de codificar comandos para o processador.
Material de estudo:  ISC (Cap.1.1) e slides ArqComp_1, já disponibilizados; Bry (Ch.1.1 e 2.1)

28-Fev-06 (TP1+TP2) 
Feriado de Carnaval

01-Mar-06 (TP3)
Esclarecimento de dúvidas na resolução de exercícios com binários inteiros. 
Representação binária de valores reais em vírgula flutuante (noção e vantagens duma normalização). Apresentação da norma IEEE 754 na representação binária de reais (precisão simples e dupla), incluindo os casos de excepção (desnormalização, zero, infinito e não-reais).
Material de estudo: ISC (Anexo B), Sta (Ch. 8.4), Tan (An. B), Bry (Ch.2.4); exercícios a resolver em casa para entregar no início da aula seguinte em TPC2

03-Mar-06 (T)
Análise da organização e estrutura interna dum computador: o processador (sua função, noção de instruction set, organização interna com registos, unidades funcionais e unidade de controlo), a memória primária (função e organização lógica em células endereçáveis), e os periféricos/dispositivos e módulos de I/O (tipos de interface e papel dos módulos de I/O).
Interligação de componentes num computador: interacções entre componentes, análise de ligações - do CPU, da memória primária e dos módulos de I/O - e caracterização das estruturas de ligação, com destaque para os barramentos (bus) e para a arquitectura típica de um PC.
Material de estudo: ISC (Cap.2, com destaque para a introdução e 2.2. e 2.3) e slides ArqComp_1, já disponibilizados; Sta (Ch.1.2, 3.1, 3.3, 3.4 e 3.5);

03-Mar-06 (TP4+TP5+TP6)
Esclarecimento de dúvidas na resolução de exercícios com binários inteiros. 
Representação binária de valores reais em vírgula flutuante (noção e vantagens duma normalização). Apresentação da norma IEEE 754 na representação binária de reais (precisão simples e dupla), incluindo os casos de excepção (desnormalização, zero, infinito e não-reais).
Material de estudo: ISC (Anexo B), Sta (Ch. 8.4), Tan (An. B), Bry (Ch.2.4); exercícios a resolver em casa para entregar no início da aula seguinte em TPC2

Semana 3

06-Mar-06 (T)
Execução de programas num computador: níveis de abstracção num computador e mecanismos de conversão entre níveis; análise detalhada dos mecanismos na execução de um programa em C numa arquitectura IA32.
Execução de instruções em linguagem máquina num CPU: ciclo de execução de instruções e introdução ao modelo de computação de von Neumann no funcionamento básico dum computador.
Análise detalhada da execução de uma instrução em linguagem máquina, com introdução aos conceitos de registo de instrução, registo apontador para a próxima instrução, e mecanismo de busca de instruções à memória, e utilizando os barramentos de endereços, de controlo e de dados.
Material de estudo: ISC (Cap.2.1, 3, 4.1 e 4.2 ), Sta (Ch.2.1, 3.2 e 6.2), Bry (Ch.1.2 a 1.4); slides ArqComp_2

07-Mar-06 (TP1+TP2)
Esclarecimento de dúvidas na resolução de exercícios com binários inteiros. 
Representação binária de valores reais em vírgula flutuante (noção e vantagens duma normalização). Apresentação da norma IEEE 754 na representação binária de reais (precisão simples e dupla), incluindo os casos de excepção (desnormalização, zero, infinito e não-reais).
Material de estudo: ISC (Anexo B), Sta (Ch. 8.4), Tan (An. B), Bry (Ch.2.4); exercícios a resolver em casa para entregar no início da aula seguinte em TPC2

08-Mar-06 (TP3)
Esclarecimento de dúvidas na resolução de exercícios de vírgula flutuante.
Material de estudo: resolução de TPC1r ;
texto do Guião_1 para utilização na próxima sessão TP, e para ser lido e entendido antes da aula

10-Mar-06 (T)
Análise do processador ao nível da arquitectura do instruction set (ISA): introdução às operações aritméticas num processador, com análise do n.º de operandos a especificar em cada instrução (3, 2, 1 ou 0) e localização de operandos; modos de especificação da localização de operandos (registos visíveis ao programador e modos de endereçamento à memória).
Material de estudo: ISC (Cap. 5.1, 5.4 e 5.5); slides ArqComp_3

10-Mar-06 (TP4+TP5+TP6)
Esclarecimento de dúvidas na resolução de exercícios de vírgula flutuante.
Material de estudo: resolução de TPC1r ;
texto do Guião_1 para utilização na próxima sessão TP, e para ser lido e entendido antes da aula

Semana 4

13-Mar-06 (T)
Análise do processador ao nível da arquitectura do instruction set (ISA): tipos de instruções presentes num processador (para transferência de informação, operações aritméticas e lógicas, para controlo do fluxo de execução); análise de formatos de instruções (em processadores RISC e no Pentium); instruções de input/output; ordenação de bytes numa palavra (little-endian, big-endian).
Material de estudo: ISC (Cap. 5.2 e 5.3) e slides ArqComp_3, já disponibilizados

14-Mar-06 (TP1+TP2)
Esclarecimento de dúvidas na resolução de exercícios de vírgula flutuante.
Material de estudo: resolução de TPC1r  ;
texto do Guião_1 para utilização na próxima sessão TP, e para ser lido e entendido antes da aula

15-Mar-06 (TP3)
Treino das capacidades de visualização de conceitos sobre sistemas de computação, através de um exercício experimental com estudantes-actores: 8 actores irão representar a execução de instruções em linguagem máquina (corpo de uma função em C compilada para IA16).
Material de estudo: o texto do Guião_1  para apoio à elaboração deste exercício foi divulgado no sumário da aula anterior; resolução de TPC2r

17-Mar-06 (T)
Introdução de paralelismo no CPU: noção de pipeline e de superescalaridade.
Introdução aos conceitos de hierarquia de memória e de cache.
Resumo das características das arquitecturas RISC.
Material de estudo: ISC (Cap. 4.3 a 4.5, e 5.7), Bry (Ch.1.5 e 1.6); slides ArqComp_3, já disponibilizados

17-Mar-06 (TP4+TP5+TP6)
Treino das capacidades de visualização de conceitos sobre sistemas de computação, através de um exercício experimental com estudantes-actores: 8 actores irão representar a execução de instruções em linguagem máquina (corpo de uma função em C compilada para IA16).
Material de estudo: o texto do Guião_1  para apoio à elaboração deste exercício foi divulgado no sumário da aula anterior; resolução de TPC2r

Semana 5

20-Mar-06 (T)
Análise e diálogo sobre terminologia e gíria informática em redor da temática dos processadores e de memórias.
Material de estudo: slides ArqComp_4 e links nele referenciados para o sítio da Web "How Stuff Works" (canal
Computadores); material complementar alternativo: informação permanentemente actualizada no sítio da Web "How Stuff Works" (canal Computadores)

21-Mar-06 (TP1+TP2)
Treino das capacidades de visualização de conceitos sobre sistemas de computação, através de um exercício experimental com estudantes-actores: 8 actores irão representar a execução de instruções em linguagem máquina (corpo de uma função em C compilada para IA16).
Material de estudo: o texto do
Guião_1  para apoio à elaboração deste exercício foi divulgado no sumário da aula anterior; resolução de TPC2r

22-Mar-06 (TP3)
(Sumários no módulo SO)

 


Programa proposto

Representação de informação num computador
Introdução aos conceitos de "computador" e sua organização interna.
Noção de "informação" no contexto de um computador e elemento básico de representação da informação (bit).
Representação da informação no computador utilizando bits: texto e respectivos alfabetos (introdução ao ASCII 7/8 bits e UNICODE), e informação multimédia (introdução ao pixel, JPEG, GIF, PNG, MPEG/MP3, ...).
Representação da informação numérica no computador utilizando bits: sistemas de numeração (decimal, binário, octal, hexadecimal, ...) e mecanismos de conversão de bases, quer para a parte inteira quer para a fraccionária; representação binária de valores positivos e negativos (sinal + magnitude, complemento para 1, complemento para 2, e representação por excesso); representação binária de valores reais em vírgula flutuante (noção e vantagens duma normalização); apresentação da norma IEEE 754 na representação binária de reais (precisão simples e dupla), incluindo os casos de excepção (desnormalização, zero, infinito e não-reais).

Organização e estrutura interna dum computador
Análise da organização e estrutura interna dum computador: o processador (sua função, noção de instruction set, organização interna com registos, unidades funcionais e unidade de controlo), a memória primária (função e organização lógica em células endereçáveis), e os periféricos/dispositivos e módulos de I/O (tipos de interface e papel dos módulos de I/O).
Interligação de componentes num computador: interacções entre componentes, análise de ligações - do CPU, da memória primária e dos módulos de I/O - e caracterização das estruturas de ligação, com destaque para os barramentos (bus) e para a arquitectura típica de um PC.
A hierarquia duma arquitectura de barramentos como resposta a requisitos distintos de desempenho, com introdução ao barramento PCI num PC.

Execução de programas num computador
Níveis de abstracção num computador e mecanismos de conversão entre níveis; análise detalhada dos mecanismos na execução de um programa em C numa arquitectura IA32.
Execução de instruções em linguagem máquina num CPU: ciclo de execução de instruções e introdução ao modelo de computação de von Neumann no funcionamento básico dum computador.
Análise detalhada da execução de uma instrução em linguagem máquina, com introdução aos conceitos de registo de instrução, registo apontador para a próxima instrução, e mecanismo de busca de instruções à memória, e utilizando os barramentos de endereços, de controlo e de dados.

Arquitectura do processador ao nível do ISA
Análise do processador ao nível da arquitectura do instruction set (ISA): introdução às operações aritméticas num processador, com análise do n.º de operandos a especificar em cada instrução (3, 2, 1 ou 0) e localização de operandos; modos de especificação da localização de operandos (registos visíveis ao programador e modos de endereçamento à memória); tipos de instruções presentes num processador (para transferência de informação, operações aritméticas e lógicas, para controlo do fluxo de execução); análise de formatos de instruções (em processadores RISC e no Pentium); instruções de input/output; ordenação de bytes numa palavra (little-endian, big-endian).
Introdução de paralelismo no CPU: noção de pipeline e de superescalaridade.
Introdução aos conceitos de hierarquia de memória e de cache.

 

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Ultima Modificação: 20-03-2006