Logotipo e link para a Universidade do Minho

Sistemas de Computação
Mestr. Integr. Engª. Informática, 1º ano
2017/2018
Docente responsável: A.J.Proença

Vista da Rua do Souto no Séc. XVI

 

Direitos de Autor & Copyright
Avisos
| Equipa docente | Objetivos  | Resultados da aprendizagem | Programa | Bibliografia | Planificação | Notas de apoio | Sumários | Avaliação | Autoavaliação

(2016/2017)
 

Ultima Modificação: 21 Jun 2018

 departamento de informática

Avisos:

  1. Classificações no final do semestre: Está aqui disponível a pauta com as classificações provisórias. Os testes corrigidos estarão disponíveis para consulta hoje, quinta, pelas 14h30 - 15h30, numa das salas do piso 1 do DI.  (21-jun-18)
     

  2. Obras no CP1 (Edifício 1): Durante 3 semanas a iluminação das salas de aula do Edifício 1 (CP1) vai ser alterada e várias salas de aula ficarão inoperacionais, com destaque para as aulas teóricas desta UC no A4 (atualmente sala 0.07 ou 0.08).
    De acordo com indicação do GAE, as aulas teóricas de SC (e de PI) irão sofrer as seguintes alterações de local:
     - quarta, 21-fev: Edif 2, Audit B2
     - quinta, 22-fev: Edif 2, Audit B1
     - quarta, 28-fev: Edif 2, Audit B1
     - quinta, 01-mar: Edif 2, Audit B2
     - quarta, 07-mar: Edif 2, Audit B1
     - quinta, 08-mar: Edif 2, Audit B2
    Estejam atentos a estas alterações; após estas datas, voltaremos ao A4 no CP1. (20-fev-18)
     

  3. Alteração de turnos: Vários estudantes solicitaram já por email ao responsável da UC a troca de turno, não tendo sido ainda enviada qualquer resposta.
    Passada a 1ª semana de aula constata-se que é viável aceitar a maioria desses pedidos e durante o dia 20-fev será enviada uma resposta a cada um dos pedidos feitos por email.
    Em princípio ainda poderão ser aceites mais alguns pedidos, limitados à capacidade máxima de cada turma, mas com uma metodologia diferente: o pedido deverá ser feito diretamente ao docente do turno PL no horário pretendido, e somente até ao fim de fevereiro. (20-fev-18)
     

  4. Confusão com os horários: A equipa docente lamenta sinceramente o sucedido na passada sexta: as turmas PL8, PL9 e PL10 não tiveram aula por falta dos respetivos docentes. Tal deveu-se a um desentendimneto entre a equipa docente sobre quem seriam os docentes a lecionar nesse dia. As nossas desculpas pelo sucedido.
    Assim, a 1ª aula PL desses turnos apenas será realizada esta sexta e nessa aula será acordado entre os docentes e a totalidade dos presentes uma data alternativa para compensação da aula em falta, de modo a se garantir que o material lecionado em cada semana é o mesmo para todos os turnos.  (20-fev-18)
     

  5. Inscrição no método A: a direção de curso elaborou os horários de cada um dos inscritos nesta UC assumindo que ainda não teriam frequentado a UC neste método; assim, quem recebeu horário para um turno PL ficou implicitamente inscrito no método A. Contudo, como esta inscrição não é obrigatória, damos a possibilidade de transferência para o método B, através de um de dois processos: (i) participa por email ao responsável da UC que pretende transitar para o método B, ou (ii) se faltar a 3 aulas nas primeiras 4 semanas com PL transita automaticamente para o método B. (14-fev-18)
     

  6. Funcionamento das sessões PL: as sessões PL têm início esta segunda, 12-fev, com uma alteração no horário relativamente ao turno PL1 (seg, 9-11): a sala 0.04 alocada no Edif do DI é demasiado pequena e foi transferida para a sala 1.05 no Edif 2 (e mesma onde irá funcionar a sessão seguinte com o turno PL2).
    Adicionalmente, na próxima semana os 6 turnos de segunda terão as suas aulas compactadas para uma única sala por slot, e serão lecionadas pelo Prof. João Sobral: 9-11 e 11-13 na sala 1.05 no Edif 2, 14-16 na sala 2.03 no mesmo edifício.
    Nas semanas seguintes até meados de abril funcionarão sempre nas salas indicadas no horário, com exceção do PL1 que funcionará na sala referida em cima.
    Quando começarem as sessões laboratoriais daremos novas indicações. (09-fev-18)
     

  7. Arranque das aulas: a 1ª aula desta UC será na quarta, 07-fev, às 12h00, no Anf. A4 do CP1, tal como indicado no horário. Nesta aula será apresentada a equipa docente e o modelo de funcionamento da UC, alguns conceitos básicos relacionados com a UC (ver a Planificação) e uma discussão livre com ex-alunos de Engª Informática. (30-jan-18)
     

  8. Ordem de colocação de avisos aqui: os avisos vão sendo "empilhados" cronologicamente, i.e., os avisos mais recentes encontram-se no topo(30-jan-18)
     

  9. Inscrições e frequência em turnos práticos: as inscrições nos turnos práticos são feitas pela direção de curso e divulgadas por todos os alunos. (30-jan-18)
     

  10. Funcionamento das turmas práticas: à semelhança de anos anteriores, haverá este ano 2 modos de funcionamento das sessões teórico-práticas, tipo A e tipo B.

    Caracterização do modo de funcionamento das sessões do tipo A:
    1. Nas sessões do tipo A a presença às aulas PL é obrigatória e a participação dos estudantes conta para a classificação final.
    2. Cada estudante pode escolher o modo de funcionamento, mas apenas terá uma oportunidade de frequentar a UC neste método. Quem já frequentou a UC neste método não poderá fazê-lo de novo. Está aqui a lista dos estudantes que se encontram nessa situação.
    3. Quem quiser optar pelo método A deverá indicá-lo expressamente, por email, ao responsável da UC, durante o mês de fevereiro.
    4. Cada sessão prática neste método é dedicada a (i) esclarecimento de dúvidas sobre um tópico, no âmbito do TPC/guião distribuído na semana anterior junto com o sumário (neste website da UC), ou (ii) elaboração de um trabalho laboratorial de acordo com o guião disponibilizado.
    5. A elaboração e entrega da resolução de cada TPC em formulário próprio é obrigatória e conta para a classificação; mas o que conta para avaliação não é a correção da resolução, mas antes a defesa da resolução na sessão prática dedicada ao TPC que se entrega; recomenda-se assim a discussão prévia em grupo da resolução de cada TPC.
    6. A participação nas sessões práticas conta para a classificação: todos os inscritos no método A deverão em cada semana (i) fazer os TPC para entregar uma resolução ao docente no início de sessão seguinte, e/ou (ii)  preparar o guião de trabalho laboratorial, e (iii)  participar na discussão sobre a resolução do TPC ou utilização do laboratório.
    7. Caso não seja possível a presença no turno inscrito, é possível participar em qualquer outro turno da mesma semana, excecionalmente, entregando e defendendo nesse turno o seu TPC.
    8. Excecionalmente poderão ser apresentados conceitos novos nas sessões práticas, com destaque para as 3 primeiras sessões, dedicadas a sistemas de numeração, representação de nºs inteiros e representação de nºs reais.
    8. A desistência do método A  terá de ser participada à equipa docente, e só poderá ser feita até ao fim de fevereiro.

    Caracterização do modo de funcionamento das sessões do tipo B:
    1. A participação nas sessões práticas não é obrigatória (não há controlo de presença) e não conta para a classificação final.
    2. Cada estudante pode assistir à sessão prática no horário que mais lhe convenha, desde que haja lugar na sala e não perturbe o normal funcionamento. (30-jan-18)
     

  11. Funcionamento desta página: esta página contém a informação da disciplina que estará mais sujeita a alterações imprevistas: os avisos;  a fim de garantir a leitura actualizada deste bloco, sugere-se que se faça o "refresh" da página sempre que a ela aceder.  
    A restante informação da disciplina irá sendo actualizada ao longo do semestre em outras páginas acessíveis a partir desta (ver os links no topo): os sumários e respectivas notas de estudo e guiões de trabalhos (uma vez por semana), a pág. com a planificação da UC, e outras complementares (auto-avaliação, notas de apoio, ...).   
    Para garantir que todos têm acesso sempre à informação mais actualizada, terei o cuidado de enviar mensagens curtas para a plataforma oficial de e-learning da UM sempre que considerar aconselhável fazê-lo. Em princípio, a plataforma e-learning apenas será usada para a informação oficial da UC (nomeadamente o dossier da UC) e para comunicação entre a equipa docente e os alunos. O resto do material de estudo será sempre disponibilizado primeiro neste site.
    De notar ainda que a data da última modificação desta página aparece sempre no topo e no rodapé da página. (
    30-jan-18)

 

Topo...

 


Página mantida por aproenca<at>di.uminho.pt
Última Modificação: 21 Jun 2018