Logotipo e link para a Universidade do Minho

Sistemas de Computação
Mestr. Integr. Engª. Informática, 1º ano
2018/2019
Docente responsável: A.J.Proença

Vista da Rua do Souto no Séc. XVI

 

Direitos de Autor & Copyright
Avisos
| Equipa docente | Objetivos  | Resultados da aprendizagem | Programa | Bibliografia | Planificação | Notas de apoio | Sumários | Avaliação | Autoavaliação

(2017/2018)
 

Ultima Modificação: 15 Mai 2019

 departamento de informática

Avisos:

  1. Informações para o teste de 20-maio: o teste final realiza-se já esta segunda-feira, 20-maio, no CP1 sala 1.10 (para os alunos do método A das turmas PL01 a PL04 no CP1) e na cantina de Gualtar (restantes alunos). Recomenda-se que os alunos se apresentem às 15h20, pois tentar-se-á que a prova comece às 15h30, já que o jantar terá início às 19h00 e a cantina deverá ser liberta antes dessa hora.
    O teste é constituído por 2 partes independentes: a Prova de Competências Elementares (PCE), com 5 questões, valendo 6 valores e com a duração de 40 minutos; e a Prova de Reforço de Classificação (PRC), com 14 questões, valendo 14 valores e com duração de 2 horas.
    Quem tenha sido aprovado numa PCE deste ano letivo não necessita de a repetir em qualquer outra avaliação escrita deste ano letivo. Assim, apenas precisa de se apresentar na cantina às 16h15.
    As questões em PRC consideradas de maior dificuldade (e dirigidas aos melhores alunos) serão colocadas no fim da prova.
    A gestão do tempo deve ser cuidadosamente feita: recomenda-se que tente responder a cada questão de PRC em menos de 8 min e, se insuficiente, passar à questão seguinte antes de ultrapassar esse tempo; no fim, aproveitar o tempo de sobra para resolver as que ficaram pendentes.
    A PCE é sem consulta enquanto que para a PRC cada estudante poderá levar uma folha A4 manuscrita com a informação que entender necessária; não é permitido o uso de calculadoras; será distribuído por todos uma folha A4 com o instruction set do IA-32, tal como usado nas aulas.
    Estão em circulação na web resoluções de testes/exames de MIEI/SC, de anos anteriores. Alerta-se para o facto dessas resoluções não terem sido feitas nem validadas pela equipa docente de MiEI/SC. Usem-nas cuidadosamente e com espírito crítico!
    Fraudes têm como consequência a anulação da prova e consequente reprovação.  (15-mai-19)
     

  2. Avaliação antes do teste: está já disponível a pauta com as avaliações antes do teste final. Caso encontre alguma informação menos correta, por favor avise o docente responsável da UC (pode ser por email).
    O website da UC está atualizado integralmente, incluindo sumários, notas de apoio e auto-avaliação. Caso algum link não funcione, por favor avise o docente responsável da UC (pode ser por email).
    Não esquecer de preencher os inquéritos pedagógicos (acesso pelo portal académico da UMinho).
    Datas das provas de avaliação a esta UC:
    - teste a 20-maio (segunda, tarde, cantina e CP1),
    - exame a 12-junho (quarta, tarde, cantina e CP1) e
    - época especial de exame ainda sem data.  (15-mai-19)
     

  3. Visualização dos testes-ensaio: estarão disponíveis para consulta esta quarta, 10-abr, na sala 1.09 no DI, das 14h00 às 15h00. (08-abr-19)
     

  4. Classificação do teste-ensaio: já está disponível, aqui.  (04-abr-19)
     

  5. Correção no enunciado do TPC7: atendendo a que a estrutura do sistema de ficheiros no servidor remoto está ligeiramente diferente este ano, a pasta para colocar os ficheiros partilhados está num local diferente. No enunciado do TPC7 indica-se para ir buscar o ficheiro executável à diretoria "/export/home/TPC7" quando a diretoria a aceder é "/home/shared/TPC7". O enunciado já foi corrigido e modificado na plataforma e-learning, mas quem já lá foi buscar o enunciado do TPC7 ainda poderá ter uma versão ultrapassada.  (04-abr-19)
     

  6. Teste-ensaio de 19-março: conforme previsto na metodologia de avaliação desta UC confirma-se a realização de um teste-ensaio na terça 19-março, com início às 16h00, na cantina de Gualtar. Recomenda-se que os alunos compareçam com pelo menos 15 minutos de antecedência.
    Este ensaio contempla apenas a Prova de Competências Elementares (PCE), constituída por 5 questões elementares que avaliam os resultados mínimos de aprendizagem e que valerá no máximo 6 valores (em 20). Para cada questão estarão disponíveis duas alternativas, para que cada um possa escolher a que mais lhe convém.
    O teste-ensaio é sem consulta (nem máquina de calcular) e está dimensionado para ser realizado em pouco mais de meia hora, procedendo-se à resolução do teste na aula teórica seguinte.
    Embora tenha sido proposta apenas como prova de avaliação formativa, i.e., que não contabiliza para a classificação final, está prevista a sua utilização opcional para avaliação sumativa. Assim, os estudantes que optarem por uma avaliação sumativa, deverão comunicar à equipa docente no ato da entrega do teste-ensaio, com as seguintes regras:
     - quem realizar com sucesso o teste-ensaio (i.e., acertar em 4 ou 5 questões) poderá optar por ser dispensado da PCE do teste no final do semestre ou do exame;
     - quem falhar a 2 questões poderá repetir a PCE no teste ou exame, em pé de igualdade com os que optaram por não fazer ou não entregar a prova;
     - quem falhar a 3 ou mais questões ficará automaticamente excluido à UC na avaliação semestral, mas poderá vir a exame (prova de recurso).  (12-mar-19)
     

  7. Notas de Apoio e de Autoavaliação: já estão disponíveis as notas de apoio e várias páginas de autoavaliação, incluindo testes-exemplo de um ano anterior.  (12-mar-19)
     

  8. Distribuição dos inscritos no método A pelas turmas PL: encontra-se aqui a lista dos que estão atualmente inscritos no método A, distribuídos pelas turmas PL que estão em funcionamento este ano; esta listagem inclui junto à designação da turma, o dia de semana que funciona, a hora e as iniciais do docente.
    Foram excluídos desta lista os estudantes que já frequentaram a UC no método A em anos anteriores.
    Notas: (i) quem pretender sair deste método deverá fazer o seu pedido por email ao responsável da UC, indicando a turma em que se encontra, para qual pretende mudar e uma justificação; (ii) a turma PL06 tem poucos inscritos, enquanto a turma PL05, que funciona à mesma hora, está mais preenchida; para equilibrar estas 2 turmas, a equipa docente solicita que alguns voluntários se transfiram de PL06 para PL05, de preferência com aviso prévio ao responsável da UC (por email). (12-fev-19)
     

  9. Material de estudo: a página dos sumários já está em dia com apontadores para os slides da aula e notas de estudo, bem como o enunciado do TPC1 para ser resolvido e entregue no início da aula PL da próxima semana, tal como referido no enunciado.
    A equipa docente já está completamente especificada, bem como o horário de atendimento, que em princípio é o mesmo para todos os docentes; os alunos interessados em contactar algum dos docentes para atendimento neste horário deverão avisar por email com alguma antecedência. (06-fev-19)
     

  10. Arranque das aulas: a 1ª aula desta UC será a teórica, na segunda, 04-fev, às 09h00 (e repetida num 2º turno às 11h00), no Anf. A5 do CP1, tal como indicado no horário.
    Nesta aula será apresentada a equipa docente e o modelo de funcionamento da UC e alguns conceitos básicos relacionados com a UC, com destaque para os sistemas de numeração e a representação de inteiros positivos e negativos (ver a Planificação); haverá uma discussão livre com ex-alunos de Engª Informática no intervalo entre as 2 teóricas.
    As sessões PL têm início na semana seguinte, na terça, 12-fev, nas salas de aula indicadas no horário.
    Posteriormente haverá sessões em laboratório e serão dadas mais indicações sobre o assunto.
    (01-fev-19)
     

  11. Ordem de colocação de avisos aqui: os avisos vão sendo "empilhados" cronologicamente, i.e., os avisos mais recentes encontram-se no topo(22-jan-19)
     

  12. Inscrição no método A: a direção de curso é responsável pela elaboração dos horários de cada um dos inscritos nesta UC, assumindo que todos aqueles que não estiverem na lista dos que já frequentaram esta UC neste modo de funcionamento, ficariam implicitamente inscritos no método A.
    Contudo, como esta inscrição não é obrigatória, é possível a transferência para o método B, através de um de dois processos:
       (i)
    participa por email ao responsável da UC que pretende transitar para o método B, durante o mês de fevereiro, ou
       (ii)
    se faltar a 3 aulas nas primeiras 4 semanas com PL transita automaticamente para o método B. (22-jan-19)
     

  13. Funcionamento das turmas práticas: à semelhança de anos anteriores, haverá este ano 2 modos de funcionamento das sessões teórico-práticas, tipo A e tipo B.

    Caracterização do modo de funcionamento das sessões do tipo A:
    1. Nas sessões do tipo A a presença às aulas PL é obrigatória e a participação dos estudantes conta para a classificação final.
    2. Cada estudante pode escolher o modo de funcionamento, mas apenas terá uma oportunidade de frequentar a UC neste método. Quem já frequentou a UC neste método não poderá fazê-lo de novo. Está aqui a lista dos estudantes que se encontram nessa situação.
    3. Cada sessão prática neste método é dedicada a (i) esclarecimento de dúvidas sobre um tópico, no âmbito do TPC/guião atempadamente distribuído junto com um sumário (neste website da UC), ou (ii) elaboração de um trabalho laboratorial de acordo com o guião disponibilizado.
    4. A elaboração e entrega da resolução de cada TPC em formulário próprio, incluído no enunciado, é obrigatória e conta para a classificação; mas o que conta para avaliação não é a correção da resolução, mas antes a defesa da resolução na sessão prática dedicada ao TPC que se entrega; recomenda-se assim a discussão prévia em grupo da resolução de cada TPC.
    5. A participação nas sessões práticas conta para a classificação: todos os inscritos no método A deverão em cada semana (i) fazer os TPC para entregar uma resolução ao docente no início de sessão seguinte, e/ou (ii)  preparar o guião de trabalho laboratorial, e (iii)  participar na discussão sobre a resolução do TPC ou utilização do laboratório.
    6. Caso não seja possível a presença no turno inscrito, é possível participar em qualquer outro turno da mesma semana, excecionalmente, entregando e defendendo nesse turno o seu TPC.

    Caracterização do modo de funcionamento das sessões do tipo B:
    1. A participação nas sessões práticas não é obrigatória (não há controlo de presença) e não conta para a classificação final.
    2. Cada estudante pode assistir à sessão prática no horário que mais lhe convenha, desde que haja lugar na sala e não perturbe o normal funcionamento. (22-jan-19)
     

  14. Funcionamento desta página: esta página contém a informação da disciplina que estará mais sujeita a alterações imprevistas: os avisos;  a fim de garantir a leitura actualizada deste bloco, sugere-se que se faça o "refresh" da página sempre que a ela aceder.  
    A restante informação da disciplina irá sendo atualizada ao longo do semestre em outras páginas acessíveis a partir desta (ver os links no topo): os sumários e respectivas notas de estudo e guiões de trabalhos (uma vez por semana), a página com a planificação da UC, e outras complementares (auto-avaliação, notas de apoio, ...).   
    Para garantir que todos têm acesso sempre à informação mais actualizada, terei o cuidado de enviar mensagens curtas para a plataforma oficial de e-learning da UM sempre que considerar aconselhável fazê-lo. Em princípio, a plataforma e-learning apenas será usada para a informação oficial da UC (nomeadamente o dossier da UC) e para comunicação entre a equipa docente e os alunos. O resto do material de estudo será sempre disponibilizado primeiro neste site.
    De notar ainda que a data da última modificação desta página aparece sempre no topo e no rodapé da página. (
    22-jan-19)

 

Topo...

 


Página mantida por aproenca<at>di.uminho.pt
Última Modificação: 15 Mai 2019