Arquitectura de Computadores
Lic. Matemática & Ciências da Computação, 1º ano
2004/2005
Docente responsável: A.J.Proença

 

Direitos de Autor & Copyright
Avisos
| Equipa docente | Objectivos  | Resultados da aprendizagem | Programa | Planificação | Bibliografia | Notas de apoio | FAQ | Sumários | Avaliação | Autoavaliação | Reflexão

(2004/2005, plano antigo)

Ultima Modificação: 24 Jan 2006

 

 departamento de informática

Avisos:

  1. Problemas com o email: houve diversos pb's com o serviço de email dos estudantes da UM entre 3-Abr-05 e esta semana; atendendo a que o meio privilegiado de comunicações que a equipa docente de AC tinha adoptado para comunicar com os seus estudantes foi o email (e uma lista com todos os estudantes inscritos na disciplina), e que houve avisos que foram divulgados e provavelmente não lidos, encontra-se aqui uma listagem de todos os emails enviados para essa lista, de 03-Abr-05 até ontem.  (19-Abr-05)

  2. Fase 2 do Projecto Integrado: já foi disponibilizado o texto do enunciado referente à fase 2 do projecto; de notar ainda que o regulamento foi modificado (na 1ª parte, referente à caracterização do projecto) tendo em vista clarificar o modo de submissão de trabalhos.  (06-Abr-05)

  3. Peso de cada uma das Fases no Projecto Integrado: relembra-se que é de, respectivamente, 20%, 40% e 40%.  (06-Abr-05)

  4. Submissão de trabalhos fraudulentos devido a plágio: os receios pessimistas de alguns docentes foram, infelizmente, ultrapassados pela triste realidade em que actualmente se vive e se consideram os valores éticos na nossa sociedade: de uma esperada leva de 10% de prováveis fraudes na submissão ou defesa da Fase 1 do Projecto Integrado, a realidade mostrou que afinal foram 40% os estudantes que submeteram trabalhos fraudulentos, sendo ainda que alguns deles refutaram a sua posição por considerarem que o acto cometido não era considerado fraude!... Para ler na reflexão.   (31-Mar-05)

  5. Incompatibilidade de horário na defesa do Projecto: alguns estudantes argumentaram existir sobreposição de horários no período de avaliação de quarta, 30-Mar-05, das 8h00-10h00, com disciplina do mesmo ano. As equipas docentes das 2 disciplinas decidiram flexibilizar a ordem de defesa dos trabalhos (dentro de cada turma), permitindo que estes casos (que deverão ser previamente identificados perante os docentes) defendam o seu trabalho logo com início às 8h00, e estimando-se um tempo de avaliação da ordem dos 30min. Deste modo o prejuizo será minimizado. Nas fases seguintes de avaliação do Projecto, esta questão não se coloca, uma vez que está prevista a avaliação no horário das aulas.  (23-Mar-05)

  6. Resultados do 1º Teste: embora não esteja ainda corrigido, a taxa de estudantes eliminados do modelo de avaliação por testes deverá ser maior que o esperado, resultante da aplicação directa das regras previamente definidas. Não sendo este o objectivo da avaliação por testes, a equipa docente decidiu flexibilizar essas regras, excepcionalmente, de modo a garantir que ninguém irá ser eliminado apenas por ter demonstrado um desempenho aquém do definido para os conteúdos deste 1º teste. O 2º teste irá incluir 1 (ou mais) questões extra (e consequente tempo extra) referentes à representação de informação numérica, de modo a poder complementar a avaliação do 1º teste. Os resultados serão divulgados, logo que possível, na sessão tutorial.  (23-Mar-05)

  7. Projecto Integrado: o enunciado do projecto integrado (para AC e Programação Imperativa) e respectivo regulamento já se encontram disponíveis aqui. Não esquecer que para a admissão a exame é indispensável ficar aprovado no projecto, e que o projecto é único. (11-Mar-05)

  8. 1º Teste: o 1º teste vai realizar-se na semana prevista no calendário, mais concretamente na quarta 16-Mar-05, no início do horário reservado para a sessão tutorial (14h00 - 14h30), na sala 2.202 (no CP II). Este 1º teste vai avaliar as competências adquiridas sobre o tópico de "Representação de Informação", excluindo a representação de valores numéricos do tipo real. No período que se lhe segue, das 14h30 - 15h00, irá ser analisada e debatida, em conjunto com os grupos, a resolução dos exercícios presentes no teste, para que todos tenham consciência dos seus resultados de aprendizagem. Para apoio à preparação deste teste, vai ser disponibilizada hoje a 1ª parte da Auto-avaliação (apenas as questões; a resolução detalhada será disponibilizada imediatamente a seguir à aula do turno de terça). (10-Mar-05)

  9. Apoio à realização de actividades extra-lectivas: o DI disponibiliza o seguinte conjunto de recursos de apoio ao estudo em grupo (de ambas as disciplinas, AC e PI) fora do horário lectivo: (i) postos de trabalho em laboratórios Unix (com MacOS ou Linux), quando disponíveis, (ii) uma sala no CP-II (2.202) para trabalho em grupo, nas quartas, das 14h00 - 18h00, (iii) uma sala no DI (0.02) para trabalho em grupo, com supervisão e apoio de um monitor (estudante do 4º ano de MCC), nas quartas, das 14h00 - 18h00, e (iv) Um laboratório de Informática no DI (0.12) com 12 postos de trabalho em Linux, para trabalho em grupo, com supervisão e apoio de um monitor (estudante do 4º ano de MCC), nas quartas, das 14h00 - 18h00. (10-Mar-05)

  10. Recomendações para uso do correio electrónico institucional:  as caixas de correio disponibilizadas pela UM a todos os seus estudantes, são um instrumento útil e privilegiado de comunicação entre a UM e a comunidade discente. Sugere-se uma divulgação restrita deste endereço (a fim de minimizar utilizações indevidas ou não-solicitadas deste serviço por terceiras partes) e que se utilize em alternativa caixas de correio não-institucionais para o uso rotineiro do correio electrónico em situações de lazer ou outros.   
    Contudo, é pouco prático a consulta frequente de mais que uma caixa de correio, pelo que se recomenda que se active, no correio institucional, o serviço de re-encaminhamento automático das mensagens recebidas para o vosso endereço preferencial; de notar que o serviço da UM limita-se a re-encaminhar apenas uma cópia da mensagem recebida. (21-Fev-05)

  11. Funcionamento desta página: esta página contém a informação da disciplina que estará mais sujeita a alterações imprevistas: os avisos; a fim de garantir a leitura actualizada deste bloco, sugere-se que se faça o "refresh" da página sempre que a ela aceder.    
    A restante informação da disciplina irá sendo actualizada ao longo do semestre em outras páginas acessíveis a partir desta (ver os links no topo): sumários e respectivas notas de estudo e guiões de trabalhos (junto com os sumários, uma vez por semana), a pág dos FAQ's, e outras complementares (auto-avaliação, reflexão, ...).   
    Para garantir que todos têm acesso sempre à informação mais actualizada, terei o cuidado de enviar mensagens curtas para a mailing list da disciplina, que foi criada com a partir da informação nos Serviços Académicos com todos os inscritos à disciplina.    
    De notar ainda que a data da última modificação desta página aparece sempre no topo e no rodapé da página. (21-Fev-05)

 

Topo...

 


Página mantida por aproenca@di.uminho.pt
Ultima Modificação: 24 Jan 2006