Arquitectura de Computadores
Lic. Matemática & Ciências da Computação, 1º ano
2005/2006
Docente responsável: A.J.Proença

 

Direitos de Autor & Copyright
Avisos
| Equipa docente | Objectivos  | Resultados da aprendizagem | Programa | Planificação | Bibliografia | Notas de apoio | FAQ | Sumários | Avaliação | Autoavaliação | Projecto 

(2004/2005)

Ultima Modificação: 30 Jul 2006

 

 departamento de informática

Avisos:

  1. Resultados da época de recurso: infelizmente muito poucos se prepararam devidamente para o exame de recurso, para além de poucos terem lido com atenção o enunciado do exame, pelo que os resultados não são animadores; podem consultá-los aqui.   (30-Jul-06)

  2. Resultados da 2ª Chamada: já disponíveis aqui; todos os reprovados mostraram falhas graves nos seus conhecimentos e competências, embora acredite que TODOS os admitidos a exame estão em condições de terem aprovação na época de recurso, desde que se preparem devidamente; há apenas um caso duvidoso nesta época normal que necessita de uma avaliação oral (por favor, avisar o colega Pedro Santos (41041) para que se apresente para a defesa oral na segunda, 17-Jul, 14h00, junto ao Lab.); recomenda-se ainda aos que não obtiveram aprovação que consultem a correcção da sua prova junto do docente (extensão 604464), a fim de que se preparem melhor para a época de recurso.  (14-Jul-06)

  3. Resultados da 1ª Chamada: já disponíveis aqui; recomenda-se especialmente os que não obtiveram aprovação que consultem a correcção da sua prova junto do docente (extensão 4464), a fim de que se preparem melhor para a época de recurso.  (19-Jun-06)

  4. Última semana de aulas: propostas pontuais de alteração do modo de funcionamento: (i) preenchimento do inquérito de avaliação na sessão teórica de quarta, às 10h30m; (ii) sessões TP de terça e quarta ficam concentradas nas sessões de sexta (proposta de sumário: conclusão do último guião); (iii) avaliação individual da fase 3 do projecto: durante as sessões TP de sexta, por ordem de chegada.  (30-Mai-06)

  5. Alterações ao horário na semana de 22-Maio: o envolvimento do docente noutras actividades da academia obrigam a uma ligeira alteração de horários nesta semana: (i) as aulas de quarta 24-Maio de manhã, 08h-10h e 10h-11h são adiadas para de tarde, imediatamente a seguir ao teste das 14h00, e realizar-se-ão na sala em frente ao laboratório (teste e aula teórica) e depois às 16h30m, no laboratório; (ii) a sessão de sexta 26-Maio de tarde, 14h-16h não se realizará, pelo que os estudantes inscritos nesta turma deverão frequentar uma das outras sessões TP. (22-Mai-06)

  6. Elementos de estudo para o Projecto (Fase3/AC) e Testes: estão já todos disponíveis na página da disciplina.  (13-Mai-06)

  7. Classificação do Projecto (Fase2/AC): após a realização da fase 2 do projecto, ficou já definida a lista dos estudantes que satisfizeram os mínimos da componente prática de AC e respectiva classificação final, mesmo que decidam não efectuar a fase 3 (pauta disponível aqui). Foi também introduzida uma alteração aos pesos relativos de cada uma das fases do projecto, uma vez que as tarefas solicitadas na fase 2 estão mais de acordo com um peso de 65% do total (em vez dos 50% inicialmente alocados), reduzindo assim o peso da fase 3 para 15%. O enunciado da fase 3 será disponibilizado ainda esta semana.  (09-Mai-06)

  8. Defesa do trabalho (Fase2/AC): a defesa da fase 2 da componente de AC do projecto integrado irá decorrer, conforme planeado, durante o dia todo de quarta, 03-Mai-06, de acordo com este calendário; se algum estudante achar que o seu nome não foi incluído/a, poderá comparecer para defesa a partir das 11h30m ou16h30m; a defesa do trabalho é individual e consiste essencialmente em realizar um conjunto de tarefas para confirmação dos resultados apresentados no relatório (relacionadas com as actividades específicas da fase 2 do projecto), no tempo máximo de 30min; essas tarefas incluem (i) a compilação e execução do prog-exemplo.c disponibilizado, com paragem em locais dentro da função LoadMFT (definidos na altura), (ii) a confirmação de valores de argumentos de funções ou de variáveis locais nesses pontos de paragem, (iii) a confirmação de alguns valores da stack frame durante a execução da função, (iv) a confirmação de valores da estrutura de controlo analisada (while), e (v) a localização em Xfunc de uma determinada funcionalidade, e a consequente modificação de uma funcionalidade no seu código assembly (01-Mai-06)

  9. Resultados da Fase2 (AC: relatório apenas): a entrega do relatório devidamente formatado e com conteúdo legível na Fase 2 do projecto era uma das condições necessárias para obtenção de Aprovado na componente prática da avaliação em AC. Foram já corrigidos todos os devidamente submetidos, e os resultados foram enviados por email a cada um dos membros do grupo, para a caixa de correio institucional; lista destes: 58, 62, 66, 70, 71, 72, 73, 81, 82, 84, 86, 91, 92, 93, 95, 97, 100, 101, 102, 103, 106, 114, 134, 140, 142 e 143; a grande maioria destes não satisfez os requisitos mínimos (e indiquei no email as falhas que impediram a aprovação), pelo que se solicitou a cada um dos grupos que re-submetessem o relatório até à véspera da defesa oral, após correcção das falhas indicadas. Se algum grupo não recebeu a correcção, agradeço que me indiquem um endereço alternativo para eu reenviar o resultado. Amanhã divulgarei uma proposta de calendário de defesa dos trabalhos, distribuída pelo dia 03-Mai-06. (27-Abr-06)

  10. Falha no servidor de HTTP: o 2º exercício do guião 3 indica o URL de um executável (m-contaN), mas que o servidor de HTTP se recusa a disponibilizar; para rodear esta dificuldade com celeridade, fez-se o seguinte: criou-se um ficheiro HTML (m-contaN.htm) contendo apenas um link para o executável, mas ao qual se adicionou uma extensão (m-contaN.txt); assim, já é possível carregar esse ficheiro para uma pasta local, e depois alterar o seu nome e (não esquecer) as permissões (acrescentar a permissão de execução). (26-Abr-06)

  11. Confirmação da Fase2 (AC): 2h30m após o prazo de submissão ter expirado para a entrega do relatório da Fase 2, foram considerados os trabalhos dos seguintes grupos (inclui alguns indevidamente compactados, com .rar e .tar.gz): 58, 62, 66, 70, 72, 73, 86, 91, 93, 95, 97, 100, 101, 102, 103, 106, 134, 140, 142 e 143; as avaliações destes relatórios (Aprovado ou não-Aprovado) deverão ser divulgadas ainda hoje; o trabalho do grupo 114 não contém nenhum relatório em PDF; e pelo menos quatro outros grupos fizeram um relatório, mas a designação do ficheiro submetido não cumpre o estabelecido, pelo que não foi considerado (sê-lo-á se for rápida e correctamente re-submetido, e enviado aviso ao docente, por email). (24-Abr-06)

  12. Resultados do 1º teste e 1ª fase: uma análise dos 95 testes corrigidos mostra que 81 estudantes já não satisfazem o conjunto mínimo de resultados de aprendizagem definidos para aprovação em AC, e dos restantes, 8 estão tão próximos de falharem que não se recomenda que continuem com a avaliação periódica; apenas 8 deverão continuar com a avaliação periódica (com os nºs 30717, 35826, 35831, 38572, 41018, 42817, 43509, 47410). Conforme explicado na pág. de FAQ's, a opção entre avaliação por teste periódico ou exame normal, é tomada com a entrega ou não do 2º teste (recomenda-se que todos tentem fazê-lo, como treino); assim, os que não obtiveram um resultado satisfatório no 1º teste, ainda podem ser avaliados nas 2 épocas de exame (normal e recurso). Os resultados da 1ª fase do projecto serão divulgados apenas por email, para os endereços institucionais, durante a próxima semana.  (correcção a 27-Mar-06)

  13. Alteração a horários e compensações: (i) a partir desta semana, o turno TP de sexta 16h-18h passa para o horário 11h-13h, no mesmo laboratório, conforme previsto há já algum tempo; (ii) o turno TP de terça está desfasado das restantes turmas, e vai ser "recuperado" com uma sessão extra na próxima quarta, 22-Mar-06, no horário do estudo acompanhado; a compensação do feriado 25-Abr-06 far-se-á, provavelmente, na quarta imediatamente a seguir ao feriado, 26-Abr-06.  (14-Mar-06)

  14. Fase 1 do projecto: distribuição das tarefas pelos elementos do grupo: cada grupo deverá redigir um parágrafo extra por cada elemento do grupo (conforme referido no enunciado); para saber quais os conceitos/temas a tratar, os nºs entre parêntesis no enunciado correspondem ao algarismo das unidades dos nºs de estudante da UM dos membros do grupo; no caso de haver nºs repetidos, incrementar 1 unidade até deixar de haver repetições; ex.: um grupo com os estudantes nº 41534, 41602 e 41544, ficará com os temas (4), (2) e (5). (13-Mar-06)  

  15. Projecto Integrado: o regulamento e enunciado do projecto integrado (com partes comuns a AC e Programação Imperativa) encontram-se  disponíveis aqui. Não esquecer que para a admissão a exame em AC é indispensável ficar aprovado no projecto. (10-Mar-06)

  16. Sessões de quarta à tarde: as sessões de estudo em grupo de quarta-feira dispõem de espaços alocados para o efeito no horário: 2 no DI (o Lab e a sala em frente) e uma sala que estava inicialmente alocada no CP3 mas que passou para o CP2 (2.203); eu estarei, sempre que possível, a trabalhar na sala em frente ao Lab no horário 14h-17h, de modo a dar apoio aos estudantes na resolução dos TPC's e no seu estudo dos temas da disciplina; a sala no CP3 será para ser usada quando as do DI tiverem a sua lotação esgotada (mas sem o meu apoio directo), ou para a resolução dos mini-testes quinzenais (individual e colectiva).  (09-Mar-06)

  17. Submissão de trabalhos fraudulentos devido a plágio: a educação cívica de um estudante universitário deveria ser um complemento da sua formação de base anterior; contudo, nem sempre tal acontece, e o ocorrido nesta disciplina em 2004/05 em nada honrou a boa reputação e a fama do curso de MCC. Esperemos que este ano seja exemplar, no bom sentido. Para ler esta reflexão...   (20-Fev-06)

  18. Recomendações para uso do correio electrónico institucional:  as caixas de correio disponibilizadas pela UM a todos os seus estudantes, são um instrumento útil e privilegiado de comunicação entre a UM e a comunidade discente. Sugere-se uma divulgação restrita deste endereço (a fim de minimizar utilizações indevidas ou não-solicitadas deste serviço por terceiras partes) e que se utilize em alternativa caixas de correio não-institucionais para o uso rotineiro do correio electrónico em situações de lazer ou outros.   
    Contudo, é pouco prático a consulta frequente de mais que uma caixa de correio, pelo que se recomenda que se active, no correio institucional, o serviço de reencaminhamento automático das mensagens recebidas para o vosso endereço preferencial; de notar que o serviço da UM limita-se a reencaminhar apenas uma cópia da mensagem recebida. (20-Fev-06)

  19. Funcionamento desta página: esta página contém a informação da disciplina que estará mais sujeita a alterações imprevistas: os avisos;  a fim de garantir a leitura actualizada deste bloco, sugere-se que se faça o "refresh" da página sempre que a ela aceder.    
    A restante informação da disciplina irá sendo actualizada ao longo do semestre em outras páginas acessíveis a partir desta (ver os links no topo): os sumários e respectivas notas de estudo e guiões de trabalhos (uma vez por semana), a pág dos FAQ's, e outras complementares (auto-avaliação, reflexão, ...).   
    Para garantir que todos têm acesso sempre à informação mais actualizada, terei o cuidado de enviar mensagens curtas para a mailing list da disciplina, que é criada a partir da informação nos Serviços Académicos com todos os inscritos à disciplina.    
    De notar ainda que a data da última modificação desta página aparece sempre no topo e no rodapé da página. (20-Fev-06)

 

Topo...

 


Página mantida por aproenca@di.uminho.pt
Ultima Modificação: 30 Jul 2006