Arquitectura de
Computadores II
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| Apresentação | Objectivos | Metodologia | Programa | Avaliação | |Bibliografia | |
Para efeitos de autoavaliação,
enunciados tipo daquelas provas, apresentados no ano lectivo 2005/2006 podem ser
encontradas em:
Durante a primeira prova os alunos
podem consultar a descrição da arquitectura Y86 e os diagramas de blocos
PIPE- e PIPE. Este material é fornecido pela equipa
docente.
Convém notar que os temas
e perguntas constante nos enunciados tipo poderão ser actualizados para
se adaptarem aos conteúdos apresentados durante o
actual ano lectivo.
Bem vindos à página
principal da disciplina de Arquitectura de Computadores II da
Licenciatura
Este documento foi pensado para ser um documento vivo, continuamente actualizado para acompanhar a evolução da disciplina e promover a discussão nas aulas.
Docentes:
· Teóricas
o António Manuel Silva Pina (amp)
atendimento: sexta-feira (tarde)
· Teórico-práticas
o Luís Paulo Santos (lps)
atendimento:
Caixa de correio:
Sítio web:
· http://gec.di.uminho.pt/lesi/ac2
Comunicação
Os endereços de correio electrónico dos alunos, disponibilizados pelos serviços académicos da Universidade do Minho, serão usados como meios privilegiados para a comunicação entre o docente e os estudantes.
Assim, para além de existir um horário para atendimento presencial, o docente da disciplina poderá ser contactado através da caixa de correio da disciplina criada para o efeito. Para seleccionar o docente no destino da mensagem usar no campo assunto: as abreviaturas amp ou lps. Convém ainda notar que as mensagens provenientes de servidores de correio não pertencente à instituição, isto é, que não pertençam ao domínio @alunos.uminho.pt , serão automaticamente filtradas, de forma a reduzir o ruído indesejado.
A disciplina de Arquitectura de Computadores II está integrada na área científica de Engenharia de Computadores (EC) , pelo que, em termos pedagógicos os objectivos a atingir estão, necessariamente, relacionados com os conhecimentos adquiridos em anos anteriores, nomeadamente, em disciplinas leccionadas na área da EC.
Mais concretamente, pretendemos dar continuidade
aos temas já abordados
A abordagem que seguimos segue a perspectiva do engenheiro, para o qual a compreensão da realidade envolvente é tendencialmente norteada pela possibilidade da aplicação dos princípios e leis da natureza na produção de novos artefactos tecnológicos e intelectuais que suportam o desenvolvimento tecnológico, ampliam o nosso conhecimento dos fenómenos e tornam possível a transformação do mundo, na busca incessante pela felicidade.
Os princípios enunciados atrás são, quanto a nós, incompatíveis com a separação ou distinção entre conhecimento teórico e prático. Por esta razão, apesar do tempo total previsto no calendário escolar, estar formalmente dividido em aulas teóricas e teórico/práticas a nossa abordagem faz corresponder a esta divisão, percursos independentes mas complementares.
A abordagem tem como reflexo imediato que o docente nas sessões
teórico-práticas irá assistir, presencialmente, os estudantes na
compreensão e desenvolvimento dos conceitos e técnicas que compreendem a
matéria em estudo, através de material pedagógico específico, baseado
O programa da disciplina está centrado em torno da compreensão das características de um dos mais complexos sistemas já alguma vez criado pelo génio humano, o microprocessador moderno.
Apesar de muito dificilmente podermos esperar que alguns dos estudantes venham a participar, a curto prazo, no desenvolvimento ou projecto de um microprocessador actual, estamos certos que a compreensão dos problemas e das técnicas usadas para assegurar níveis adequados de desempenho, mantendo o custo dentro de limites económicos toleráveis, é um desafio apropriado para o desenvolvimento dos princípios e das práticas essenciais para a formação de um engenheiro em informática.
Numa outra dimensão, estamos certos que o estudo dos aspectos relacionados com a organização interna dos modernos microprocessadores é essencial para a compreensão dos limites efectivos de desempenho intrínsecos a cada processador específico e nessa medida assistir no desenvolvimento de soluções alternativas económicas viáveis para fazer face à demanda em velocidade e capacidade de processamento associado a muitas das actividades humanas que vão da física à engenharia ou da biologia às ciências sociais.
Esta última dimensão serve de pretexto para a introdução da computação paralela como meio para ultrapassar as limitações efectivas ao desempenho dentro de um único microprocessador, não obstante a introdução recente de novas tecnologias associadas ao projecto de microprocessadores multi-núcleo.
É neste contexto que o programa da disciplina inclui uma introdução ao projecto de clusters e grids de computadores, baseados em sistemas de pequeno porte e tecnologias de comunicação, a preços acessíveis, como alternativas viáveis para a computação de alto desempenho.
Numa próxima actualização deste documento faremos uma listagem mais detalhada dos temas a tratar durante o semestre, e a sua relação com os resultados de aprendizagem previstos para a disciplina.
O método de avaliação da disciplina, foi estabelecido em estreita ligação com programa definido de forma a garantir a satisfação de objectivos inicialmente previstos. Assim, a avaliação da disciplina conta, essencialmente, com os elementos obtidos em provas escritas para a aferição da aquisição das competências previstas como resultado da aprendizagem. O formato previsto para aquelas provas não estabelece qualquer distinção ou diferença de peso entre as matérias leccionada nas sessões teóricas e teórico-práticas.
Complementarmente, a percepção adquirida pela equipa docente do envolvimento, da motivação e do desempenho dos estudantes poderá ser utilizada como elemento de majoração da classificação resultante da realização de provas escritas.
Ao entendimento do ensino como um processo contínuo de aprendizagem faremos corresponder a existência de duas provas opcionais, a seguir designadas por frequências, a realizar ao longo do semestre, que podem servir como alternativa ao exame final tradicional.
Provas Opcionais
As frequências, estão marcadas para os dias 4 de Maio e 8 de Junho, na hora correspondente à aula teórica e na sala 204 do Complexo Pedagógico 2.
A matéria sujeita a avaliação em cada uma das frequências compreende a totalidade dos assuntos tratados nas sessões teóricas e nas sessões teórico-práticas, durante o período imediatamente anterior à realização das provas.
A média aritmética das duas frequências, eventualmente majorada nas condições acima, quando igual ou superior a 10 valores, desde que em nenhuma das provas a classificação obtida seja inferior a 7 valores, dispensa o aluno da realização do exame final, com a nota final correspondente ao valor calculado acima. O aluno nestas condições poderá, no entanto, optar por tentar melhorar a sua classificação no exame final, sem prejuízo do valor já obtido através do resultado das frequências.
Participação nas aulas
A presença nas sessões, quer teóricas, quer teórico-práticas, não tem carácter obrigatório. A contabilização de um número superior a três faltas sucessivas poderá dar levar à perca do lugar no respectivo turno, quando em lista de espera existirem alunos interessados em frequentá-lo.
As sessões teórico-práticas serão orientadas para a participação dos estudantes através da realização de trabalhos e discussão de tópicos relevantes. Para o efeito, será disponibilizado semanalmente, um guião apropriado ao acompanhamento das aulas, através do sítio web da disciplina. Uma vez que há o comprometimento de ter aquele material disponível, com uma antecedência mínima de cinco dias em relação à aula teórico-prática em que será utilizado, não serão admitidas nas sessões teórico-práticas os alunos que não disponham do respectivo guião impresso.
Nota
Final
Sempre que a classificação final seja igual ou superior a 18 valores, ao aluno será exigida a realização de uma prova complementar (oral) que confirmará o valor previamente calculado. O insucesso ou a recusa a participar nesta prova terá como resultado a fixação da classificação final em 17 Valores.
· Documentação de apoio
o acetatos e capítulo de livro em Apoio às teóricas
o Módulos e material de apoio às aulas práticas em Apoio às práticas
· y86- utensílios e simulador
o Binários, distribuição Linux
o Fontes
A distribuição, total
ou parcial, desta publicação e dos conteúdos relacionados produzidos
pelo autor, para outros fins que não os do ensino e aprendizagem,
carecem da autorização escrita do autor.