Arquitectura de Computadores II
Engenharia de Sistemas e Informática
(2006/2007)

 

 

| Apresentação | Objectivos | Metodologia | Programa | Avaliação | |Bibliografia |

 

| Apoio às teóricasApoio às práticas |Turnos|

 

 departamento de informática

 

Avisos

 

·         As classificações do exame de Época Especial estão disponíveis  aqui! (21 Setembro)

·         As classificações do exame de Recurso estão disponíveis  aqui! (26.Julho)

·         As classificações da 2ª chamada da Época Normal estão disponíveis  aqui! (11.Julho)

·         As classificações da 1ª chamada da Época Normal estão disponíveis  aqui! (21.Junho)

·         Os enunciados das 1ª e 2ª frequências de 2006/07 estão disponíveis ( ; ).

·         As classificações das 1ª e 2ª frequências estão disponíveis  aqui! (12.Junho)

·         Já está disponível o material pedagógico de apoio às aulas teóricas sobre Interrupções e E/S. (31 Maio)

 

Provas


As duas provas escritas opcionais, decorrerão das 14h às 16h na sala 204 do complexo pedagógico 2, respectivamente, a 1ª em  4
de Maio e a 2ª em 8 de Junho.

 

Para efeitos de autoavaliação, enunciados tipo daquelas provas, apresentados no ano lectivo 2005/2006  podem ser encontradas em:

Durante a primeira prova os alunos podem consultar a descrição da arquitectura Y86 e os diagramas de blocos PIPE- e PIPE. Este material é fornecido pela equipa docente.

 

Convém notar que os temas e perguntas constante nos enunciados tipo poderão ser actualizados para se adaptarem aos conteúdos apresentados durante o actual ano lectivo.

 

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Apresentação

Bem vindos à página principal da disciplina de Arquitectura de Computadores II da Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática.

Este documento foi pensado para ser um documento vivo, continuamente actualizado para acompanhar a evolução da disciplina e promover a discussão nas aulas.  

Docentes:

·         Teóricas

o   António Manuel Silva Pina (amp)

           atendimento:  sexta-feira (tarde)

·         Teórico-práticas

o    Luís Paulo Santos (lps)

            atendimento: 

Caixa de correio:

·          lesi3ac2_cx@di.uminho.pt

Sítio web:

·          http://gec.di.uminho.pt/lesi/ac2

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Comunicação

              

Os endereços de correio electrónico dos alunos, disponibilizados pelos serviços académicos da Universidade do Minho, serão usados como meios privilegiados para a comunicação entre o docente e os estudantes.

Assim,  para além de existir  um horário para atendimento presencial, o docente da disciplina poderá ser contactado através da caixa de correio da disciplina criada para o efeito. Para seleccionar o docente no destino da mensagem usar no campo assunto: as abreviaturas amp ou lps. Convém ainda notar que as  mensagens provenientes de servidores de correio não pertencente à instituição, isto é, que não pertençam ao domínio @alunos.uminho.pt , serão automaticamente filtradas, de forma a reduzir o ruído indesejado.

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Objectivos

A disciplina de Arquitectura de Computadores II está integrada na área científica de Engenharia de Computadores (EC) , pelo que, em termos pedagógicos os objectivos a atingir estão, necessariamente, relacionados com os conhecimentos adquiridos em anos anteriores, nomeadamente, em disciplinas leccionadas na área da EC.

Mais concretamente, pretendemos dar continuidade aos temas já abordados em arquitectura de Computadores I, ao mesmo tempo que se constroem as pontes que suportam o estudo e desenvolvimento de outras matérias a leccionar, ao longo da licenciatura, ainda, no âmbito da EC.

A abordagem que seguimos segue a perspectiva do engenheiro, para o qual a compreensão da realidade envolvente é tendencialmente norteada pela possibilidade da aplicação dos princípios e leis da natureza na produção de novos artefactos tecnológicos e intelectuais que suportam o desenvolvimento tecnológico, ampliam o nosso conhecimento dos fenómenos e tornam possível a transformação do mundo, na busca incessante pela felicidade.

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Metodologia de Ensino

Os princípios enunciados atrás são, quanto a nós, incompatíveis com a separação ou distinção entre conhecimento teórico e prático. Por esta razão, apesar do tempo total previsto no calendário escolar, estar formalmente dividido em aulas teóricas e teórico/práticas a nossa abordagem faz corresponder a esta divisão, percursos independentes mas complementares.

A abordagem tem como reflexo imediato que o docente nas sessões teórico-práticas irá assistir, presencialmente, os estudantes na compreensão e desenvolvimento dos conceitos e técnicas que compreendem a matéria em estudo, através de material pedagógico específico, baseado em guiões. Outro resultado da abordagem é a assunção de que nos enunciados previstos para as provas escritas não haverá separação ou distinção entre perguntas teóricas e perguntas  práticos, nem serão atribuídos pesos às duas componentes.

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Programa

O programa da disciplina está centrado em torno da compreensão das características de um dos mais complexos sistemas já alguma vez criado pelo génio humano, o microprocessador moderno.

Apesar de muito dificilmente podermos esperar que alguns dos estudantes venham a participar, a curto prazo, no desenvolvimento ou projecto de um microprocessador actual, estamos certos que a compreensão dos problemas e das técnicas usadas para assegurar níveis adequados de desempenho, mantendo o custo dentro de limites económicos toleráveis, é um desafio apropriado para o desenvolvimento dos princípios e das práticas essenciais para a formação de um engenheiro em informática.

Numa outra dimensão, estamos certos que o estudo dos aspectos relacionados com a organização interna dos modernos microprocessadores é essencial para a compreensão dos limites efectivos de desempenho intrínsecos a cada processador específico e nessa medida assistir no desenvolvimento de soluções alternativas económicas viáveis  para fazer face à demanda em velocidade e capacidade de processamento associado a muitas das actividades humanas que vão da física à engenharia ou da biologia às ciências sociais.

Esta última dimensão serve de pretexto para a introdução da computação paralela como meio para ultrapassar as limitações efectivas ao desempenho dentro de um único microprocessador, não obstante a introdução recente de novas tecnologias associadas ao projecto de microprocessadores multi-núcleo.

É neste contexto que o programa da disciplina inclui uma introdução ao projecto de clusters e grids de computadores, baseados em sistemas de pequeno porte e tecnologias de comunicação, a preços acessíveis, como alternativas viáveis para a computação de alto desempenho.

Numa próxima actualização deste documento faremos uma listagem mais detalhada dos temas a tratar durante o semestre, e a sua relação com os resultados de aprendizagem previstos para a disciplina.

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Avaliação

O método de avaliação da disciplina, foi estabelecido em estreita ligação com  programa definido de forma a garantir a satisfação de objectivos inicialmente previstos.  Assim, a avaliação da disciplina conta, essencialmente, com os elementos obtidos em provas escritas para a aferição da aquisição das competências previstas como resultado da aprendizagem. O formato previsto para aquelas provas não estabelece qualquer distinção ou diferença de peso entre as matérias leccionada nas sessões teóricas e teórico-práticas.

 Complementarmente, a percepção adquirida pela equipa docente do envolvimento, da motivação e do desempenho dos estudantes poderá ser utilizada como elemento de majoração da classificação resultante da realização de provas escritas.

 Ao entendimento do ensino como um processo contínuo de aprendizagem faremos corresponder a existência de duas provas opcionais, a seguir designadas por frequências, a realizar ao longo do semestre, que podem servir como alternativa ao exame final tradicional.

 Provas Opcionais

 As frequências, estão marcadas para os dias 4 de Maio e 8 de Junho, na hora correspondente à aula teórica e na sala 204 do Complexo Pedagógico 2.

A matéria sujeita a avaliação em cada uma das frequências compreende a totalidade dos assuntos tratados nas sessões teóricas e nas sessões teórico-práticas, durante o período imediatamente anterior à realização das provas.

A média aritmética das duas frequências, eventualmente majorada nas condições acima, quando igual ou superior a 10 valores, desde que em nenhuma das provas a classificação obtida seja inferior a 7 valores, dispensa o aluno da realização do exame final, com a nota final correspondente ao valor calculado acima. O aluno nestas condições poderá, no entanto, optar por tentar melhorar a sua classificação no exame final, sem prejuízo do valor já obtido através do resultado das frequências.

Participação nas aulas

 A presença nas sessões, quer teóricas, quer teórico-práticas, não tem carácter obrigatório. A contabilização de um número superior a três faltas sucessivas poderá dar levar à perca do lugar no respectivo turno, quando em lista de espera existirem alunos interessados em frequentá-lo.

As sessões teórico-práticas serão orientadas para a participação dos estudantes através da realização de trabalhos e discussão de tópicos relevantes. Para o efeito, será disponibilizado semanalmente, um guião apropriado ao acompanhamento das aulas, através do sítio web da disciplina. Uma vez que há o comprometimento de ter aquele material disponível, com uma antecedência mínima de cinco dias em relação à aula teórico-prática em que será utilizado, não serão admitidas nas sessões teórico-práticas os alunos que não disponham do respectivo guião impresso.

Nota Final

Sempre que a classificação final seja igual ou superior a 18 valores, ao aluno será exigida a realização de uma prova complementar (oral) que confirmará o valor previamente calculado. O insucesso ou a recusa a participar nesta prova terá como resultado a fixação da classificação final em 17 Valores.

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Material de Apoio

·         Documentação de apoio

o        acetatos e capítulo de livro em Apoio às teóricas

o        Módulos e material de apoio às aulas práticas em Apoio às práticas

·         y86- utensílios e simulador

o        Binários, distribuição Linux

o        Fontes

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Bibliografia


Direitos de Autor

A distribuição, total ou parcial, desta publicação e dos conteúdos relacionados produzidos pelo autor, para outros fins que não os do ensino e aprendizagem, carecem da  autorização escrita do autor.


António Pina/Luís Paulo Santos                                                                                                                Última Modificação: 31 Maio de 07