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Sistemas de Computação
Lic. Engª Informática, 1º ano
2010/2011
Docente responsável: A.J.Proença

Vista da Rua do Souto no Séc. XVI

 

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Avisos
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(2009/2010)
 

Ultima Modificação: 17 Jun 2011

 departamento de informática

Avisos:

  1. Alterações na pauta: avaliação com mérito e aprovação com falhas. A metodologia de avaliação seguida em várias UC's dos cursos de Informática lecionados pelo DI têm como principal objetivo assegurar que a UM forma profissionais competentes - em conhecimentos, capacidades e criatividade - e com elevado nível de rigor e profissionalismo. Ao longo dos 30 anos de percurso de formação de licenciados em Informática, a UM sente-se orgulhosa da elevada recetividade do mercado de trabalho e das instituições de I&D que acolheram os nossos licenciados em Informática. A situação atual, de maior racionalização na gestão dos recursos públicos, incentiva a melhoria de indicadores de "sucesso" que, no caso do ensino na UM, adoptou como métrica a taxa de aprovação em UCs face ao nº de estudantes avaliados.
    No caso concreto da UC de Sistemas de Computação, o indicador obtido durante o semestre de 17% de aprovados com mérito merecido face aos 204 avaliados (de 398 inscritos) pode ser encarado como um valor merecedor de uma reflexão aprofundada, na procura de soluções para anos vindouros.
    Contudo, atendendo a que a equipa docente de LEI/SC:
    - sente que disponibilizou adequada e atempadamente todas as condições necessárias e suficientes ao processo de aprendizagem nesta UC;
    - definiu uma metodologia de avaliação racional e justa, que mereceu o apoio dos estudantes;
    - não prescinde de uma metodologia de avaliação que assegure que o sucesso à UC com mérito só é possível a estudantes que demonstrem possuir as competências mínimas identificadas no início do semestre;
    - sente que a taxa de aprovações deveria ser superior, refletindo o esforço de todos quantos se empenharam, mesmo que tal possa conduzir à aprovação de estudantes sem garantir as competências elementares na UC;
    - entende que deve discriminar positivamente todos aqueles que mostraram nos elementos de avaliação que possuíam mérito para terem sucesso na UC;
    a equipa docente de LEI/SC vai adotar este ano de 2010/11 as seguintes medidas:
    - manter a sua metodologia de avaliação do mérito dos estudantes, tal como acordado no início do semestre, e
    - permitir que, de entre os que não tiveram sucesso nesta avaliação de mérito, se selecionem os que demonstraram possuir competências relevantes nesta UC, lançando na pauta a informação de aprovados com 10, começando já com algumas re-avaliações das classificações do semestre (consultar a nova pauta na plataforma de e-learning) e
    - aplicar um factor de discriminação positiva aos estudantes que provaram ter mérito, convertendo automaticamente na pauta a escala de classificações de mérito de 10-20 para a escala 12-20.
    A equipa docente incentiva assim os estudantes a aproveitarem esta oportunidade e fazerem um esforço de uma maior participação no próximo acto de avaliação, no dia 4 de julho. (17-Jun-11)

  2. Tentativas de fraude: o material de consulta permitido nas provas de avaliação escritas foram definidas já em aviso anterior (ver em baixo), onde claramente se explicitava ser permitido apenas 1 folha A4 manuscrita (original, cópias não); um dos objectivos desta atitude de permissão de uso de uma "cábula" era o de estimular o trabalho individual de síntese da matéria e simultaneamente contribuir para um menor stress durante as provas; contudo, foram detectadas várias tentativas de fraude nas últimas provas, através da utilização fraudulenta intencional de fotocópias a cores de textos produzidos por outrem; avisam-se desde já todos os estudantes que as novas tentativas de fraude serão punidas com a anulação das provas e a reprovação imediata. (13-Jun-11)

  3. Resultados Finais: Os resultados finais, calculados de acordo com os critérios definidos para esta UC, foram já divulgados na plataforma de e-learning. (13-Jun-11)

  4. Resultados da Prova de Competências Elementares de 06-Jun-11: o enunciado da prova, com comentários sobre a sua resolução, está disponível em Notas de apoio; lista dos 27 estudantes (e resultados) que realizaram esta prova e que não falharam 2 ou mais questões obrigatórias: 43205 (4.6), 47083 (4.6), 49354 (4.0), 51772 (4.4), 51809 (4.4), 51811 (4.8), 52613 (5.4), 54715 (4.8), 54724 (4.8), 54744 (4.6), 54746 (4.2), 57743 (4.6), 57757 (4.4), 57794 (4.8), 57800 (4.6), 57830 (5.6), 57834 (4.4), 58881 (5.8), 60984 (4.6), 61008 (4.8), 61017 (3.8), 61018 (4.4), 61026 (4.8), 61029 (4.2), 61036 (6.0), 61062 (4.4), 61075 (4.6); as provas poderão ser consultadas num dos laboratório junto à sala dos técnicos do DI, na quinta, 16-Jun-11, das 11h00 - 12h30.  (10-Jun-11)

  5. Prova escrita de avaliação de SC a 06-Jun-11: A prova escrita de avaliação de SC foi marcada pela direção de curso para 6-junho, 9h00-11h30, nas salas 2201, 2202, 2203, 2205 (CP2). Esta prova é constituída por 2 elementos de avaliação complementares: (i) 1 teste de competências elementares, a realizar entre as 9h00 e as 10h00, com cotação máx de 6 valores, com obrigatoriedade de responder satisfatoriamente a 5 questões de entre 10; quem já satisfez estas exigências no teste-ensaio, poderá ficar dispensado deste teste, desde que tome tal decisão 5min após a leitura do enunciado; se decidir repetir a prova, a classificação final será a da última prova; (ii) 1 teste de reforço de classificação, a realizar entre as 10h00 e as 11h30, com cotação máx de 14 valores.
    Material não permitido na realização da prova: calculadora e auxiliares de memória para além de 1 folha A4 manuscrita.
    (31-Mai-11)

  6. Teste-ensaio, resultados e discussão: (i) dos 400 alunos inscritos a SC, compareceram ao teste-ensaio menos de 150; destes cerca de 1/3 entregou a prova sem uma das respostas obrigatórias; dos restantes, apenas os seguintes 27 estudantes conseguiram responder satisfatoriamente às 5 questões obrigatórias (por ordem crescente de nº): 51161 (5.0), 51742 (5.4), 51775 (5.0), 51797 (5.2), 51823 (5.4), 54735 (5.0), 54743 (4.8), 54751 (5.6), 54753 (5.2), 54770 (5.4), 54774 (5.4), 54775 (5.6), 54777 (4.8), 55715 (5.4), 57743, 57749 (5.0), 57804 (5.0), 57807 (5.0), 57809 (5.0), 57835 (5.0), 59559 (5.6), 60993 (5.6), 61007 (5.2), 61024 (5.0), 61058 (5.6), 61069 (5.2), 61081 (5.0), 62821 (5.0);
    (ii)  a aula T de sexta 27 de Maio (14h) será dedicada à resolução deste teste e à sua avaliação, enquanto prova de aferição de competências mínimas indispensáveis ao sucesso em SC. 
    (25-Mai-11, corrigido a 30-Mai-11; notas inseridas a 30-Mai-11)

  7. Salas para as provas de avaliação: Os espaços normalmente reservados para a realização de provas de avaliação em SC costumam ser as salas 201 a 204 no CP 2. Isto aplica-se ao teste-ensaio de 10-mai-11, ao teste de 06-jun-11 e ao exame de 04-jul-11. Caso haja alteração será feito um aviso. (06-Mai-11)

  8. Material de consulta nos testes: Durante as provas escritas (testes ou exame) de SC, que serão sempre individuais: (i) é admitida apenas 1 folha A4 manuscrita (original, cópias não), frente e verso se necessário; (ii) não é admitido qualquer qualquer equipamento para cálculo aritmético. (06-Mai-11)

  9. Ensaio de teste: no texto sobre a avaliação desta UC encontra-se a "Nota3: a meio de semestre, em data a acordar, realizar-se-á um ensaio de teste contendo apenas as questões de resposta obrigatória, para autoavaliação; os estudantes que tenham sucesso nesta prova, poderão ficar dispensados desta componente na prova escrita, caso o solicitem".
    Serve este aviso para (i) confirmar a data desta prova, terça 10 de Maio pelas 14h30, no CP2, em sala a anunciar neste local, (ii) reafirmar que as questões serão sobre os temas básicos já leccionadas, onde cada estudante terá de responder correctamente a pelo menos 5 (de acordo com a Nota 2 do mesmo texto) de entre mais de 5 perguntas, e (iii) reforçar que sendo esta prova a meio do semestre um "ensaio", quem não tiver sucesso poderá repeti-la no dia da prova escrita, a 6 de Junho.
    (29-Abr-11)

  10. O website desta UC está finalmente completo e actualizado! (25-Mar-11)

  11. Alterações ao horário: as sessões TP de quinta (TP4) e de sexta (TP5) passaram para o CP2, respectivamente para as salas 105 e 308. (16-Mar-11)

  12. Sessões TP na semana de 3/4 Março: atendendo a que estas primeiras sessões contêm uma componente forte de exposição de conceitos, vão-se juntar os turnos que funcionam à mesma hora, e apenas funcionarão nas salas indicadas no horário para os turnos TP2, TP4 e TP6 (todas no CP2). (02-Mar-11)

  13. Funcionamento dos métodos A e B nas sessões TP: estas regras foram redigidas e clarificadas no painel de Avisos no Blackboard. (02-Mar-11)

  14. Mais 46 vagas a abrir na terça 01-Mar: Para além dos casos de duplas inscrições em turnos, foram já identificadas outras irregularidades: inscrições em turnos do método A por alunos que frequentaram a UC nesse método nos 2 últimos anos, conforme a lista divulgada no website da UC no dia das inscrições. Assim, 46 novas vagas para os turnos TP_2 a TP_6 estarão disponíveis para inscrição esta terça, 01-Mar. Caso alguém pense em trocar de turno, por favor após inscrição no novo turno, participar de imediato ao docente da UC para cancelar a inscrição no turno que liberta. Caso não o faça, perderá o direito a frequentar o novo turno. (28-Fev-11)

  15. Desonestidade na inscrição em turnos: Mais de uma dezena de estudantes se inscreveu em mais que um turno, ocupando ilicitamente horários que ainda têm procura por parte de colegas. Quem assim agiu deverá indicar até às 12h00 de terça 01-Mar, qual o turno que prefere manter. Os restantes ficarão num turno a escolher pelo docente, e o seu comportamento pouco ético ficará registado. Novo período de inscrição nas vagas assim criadas será aberto na terça 01-Mar, pelas 13h45. (28-Fev-11)

  16. Extensão dos turnos TP: atendendo a que todos os turnos TP do método A já se encontram totalmente preenchidos, a sua dimensão vai ser estendida de 30 para 35 alunos. A inscrição para os lugares adicionais poderá ser feita a partir de segunda, 28-Fev-11, 13h45, no Blackboard. Os alunos do método B que não se consigam inscrever no seu turno, não serão impedidos de frequentar esse turno.(25-Fev-11)

  17. Website da UC: mais informação já foi disponibilizada, quer aqui quer no Balckboard, e o seu conteúdo vai sendo progressivamente construído (25-Fev-11)

  18. Alunos que frequentaram o método A em anos anteriores: consultar aqui (25-Fev-11)

  19. Manutenção da inscrição em turnos: para que os estudantes não percam o direito ao turno a que se inscreveram, não poderão faltar mais de 3 vezes a sessões TP; quando isso acontecer, o docente poderá transferi-lo/a para um turno menos preenchido. Pedidos de transferência de turnos do tipo A para o turno do tipo B só serão aceites até ao último dia de Março. (22-Fev-11)

  20. Inscrições em turnos práticos: as inscrições para os turnos práticos são feitas directamente na Internet, no site da UC no Blackboard; as inscrições abrem na sexta 25-Fev-11, às 14H00; as sessões do tipo A estão limitadas a 30 inscrições, por ordem de registo; é recomendável que os estudantes que planeiem frequentar as sessões do Tipo B também se inscrevam no turno, a fim de garantir que há condições de funcionamento. (22-Fev-11)

  21. Funcionamento das turmas práticas: à semelhança de anos anteriores, haverá este ano 2 modos de funcionamento das sessões teórico-práticas: as sessões do tipo A, com dimensão limitada, que acompanham a evolução da matéria leccionada nas teóricas, e com realização obrigatória de trabalhos em casa semanais (com impacto na avaliação); cada estudante apenas tem o direito de participar nestas sessões durante uma inscrição na UC (e apenas uma); nas restantes inscrições, caso não tenha sucesso na UC, terá de frequentar as outras sessões; as sessões do tipo B, onde cada estudante pode apresentar as dúvidas que tem sobre qualquer matéria e contar com o auxílio do docente; apenas o turno TP1 (quinta, 14-16) está dedicada às sessões deste tipo este ano. (22-Fev-11)

  22. Funcionamento desta página: esta página contém a informação da disciplina que estará mais sujeita a alterações imprevistas: os avisos;  a fim de garantir a leitura actualizada deste bloco, sugere-se que se faça o "refresh" da página sempre que a ela aceder.    
    A restante informação da disciplina irá sendo actualizada ao longo do semestre em outras páginas acessíveis a partir desta (ver os links no topo): os sumários e respectivas notas de estudo e guiões de trabalhos (uma vez por semana), a pág. dos FAQ's, e outras complementares (auto-avaliação, reflexão, ...).   
    Para garantir que todos têm acesso sempre à informação mais actualizada, terei o cuidado de enviar mensagens curtas para o Blackboard. Em princípio, o Blackboard apenas será usado para a informação oficial da UC, nomeadamente o dossier da UC, e para comunicação entre a equipa docente e os alunos. O resto do material de estudo será sempre disponibilizado primeiro neste site
    De notar ainda que a data da última modificação desta página aparece sempre no topo e no rodapé da página. (22-Fev-11)

 

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Ultima Modificação: 17 Jun 2011