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Ultima Modificação: 22 Abr 2015
departamento de informática |
Teste ensaio de 29-abr: conforme previsto na
metodologia de avaliação desta UC (no website da UC), confirma-se a
realização de um teste-ensaio na quarta 29 de abril, com início às 14h00, no
conjunto de salas 201 a 203 no CP-2. Este ensaio contempla apenas a Prova de
Competências Elementares (PCE), constituída por 5 questões elementares que
avaliam os resultados mínimos de aprendizagem. O teste-ensaio é sem consulta
e está dimensionado para ser realizado em pouco mais de meia hora,
procedendo-se à resolução do teste logo a seguir à realização da prova.
Embora tenha sido proposta apenas como prova de avaliação formativa, i.e.,
não contabiliza para a classificação final, está prevista a sua utilização
opcional para avaliação sumativa.
Assim, os estudantes que optarem por uma avaliação sumativa, deverão
comunicar à equipa docente no ato da entrega do teste-ensaio, com as
seguintes regras:
- quem realizar com sucesso o teste-ensaio (i.e., acertar em 4 ou 5
questões) poderá optar por ser dispensado da PCE do teste no final do
semestre ou no exame;
- quem falhar a 2 questões poderá repetir a PCE no teste ou exame;
- quem falhar a 3 ou mais questões ficará automaticamente excluído à UC na
avaliação semestral, mas poderá vir a exame (prova de recurso).
Mais detalhes na plataforma de e-learning.
(22-abr-15)
Variante nos turnos PL no período da Páscoa: nas 2
semanas no período da Páscoa ("antes" e "depois") apenas um dos dias da
semana com turnos PL aparece repetido: a terça. Os turnos com horário neste
dia apenas irão funcionar uma vez, para manter todos os turnos
sincronizados.
Contudo, vai haver uma alteração no funcionamento dos turnos de terça:
- o turno PL09 (15h-17h) irá funcionar apenas na semana "depois";
- os restantes turnos de terça funcionarão na semana "antes".
Metodologia a seguir:
- os alunos do modo A inscritos em PL09 que pretendam ter a sua aula na
terça "antes", poderão fazê-lo em qualquer outro turno que funcione nessa
semana "antes", mas deverão avisar o docente desse turno antes da Páscoa;
- os alunos do modo A inscritos nos outros turnos de segunda ou terça que
prefiram ter a aula na semana "depois" poderão participar no turno PL09 da
terça "depois", desde que (i) se inscrevam na plataforma e-learning
no Grupo "PL09-Páscoa", e (ii) avisem na próxima semana o docente do seu
turno habitual;
- o Grupo "PL09-Páscoa" vai ser criado limitado a 15 inscrições (para evitar
uma turma com mais de 30 alunos) e aberto para inscrições na sexta 20-mar às
14h;
- os inscritos no modo B têm liberdade de escolha (a sala de PL09 tem
capacidade para 65 alunos).
(19-mar-15)
Avisos na plataforma de e-learning: a maioria
dos avisos relevantes para esta UC são preferencialmente colocados nessa
plataforma, uma vez que ela permite alertar por email todos os alunos
inscritos na UC. Constata-se no entanto, que alguns estudantes têm a sua
caixa de correio institucional cheia e não recebem estas mensagens, pelo que
se recomenda uma cuidadosa manutenção destas caixas de correio. O último
aviso lá colocado refere-se a irregularidades nas inscrições dos turnos e
respetivas consequências.
(04-mar-15)
Alterações ao funcionamento das aulas práticas e
respetivas salas: haverá
as seguintes alterações nas regras de inscrição em turnos e de funcionamento
das aulas:
- as inscrições na plataforma de e-learning terminam no fim da manhã
de sexta 27-fev, bem como os pedidos de transferência do modo B para o modo
A dentro do mesmo turno (por email, para o responsável da UC);
- a aula teórica de sexta apenas funcionará de manhã, enquanto houver lugar
no anfiteatro para todos os interessados em assistir à aula teórica;
- os turnos práticos de segunda 9h-11h e 11h-13h, bem como os de terça
13h-15h, irão funcionar apenas numa sala: na segunda será no CP1, sala 319
(9h-13h), e na terça no CP1, sala 214 (ou na sala 304 no CP2, a confirmar);
- o turno PL9, no novo horário de terça 15h-17h e a funcionar no CP2 sala
304 (ou na sala 214 no CP1, a confirmar), irá albergar os que estavam no
modo B nos turnos deste horário e que solicitarem transição para o modo A
(feito na aula de PL1 e já transferidos, ou até à data limite definida no
aviso já enviado a todos os inscritos em PL12-B);
- a nova distribuição dos turnos pelos docentes está indicada no
tópico "Equipa docente".
(26-fev-15)
Arranque das aulas:
a 1ª aula desta UC será na sexta, 20-fev, às
9h00, e será a única nesta semana (a turma da tarde não funcionará neste
dia). Nesta aula será apresentada a equipa docente e o modelo de
funcionamento da UC, alguns conceitos básicos relacionados com a UC (ver a
Planificação) e uma discussão livre com ex-alunos
de LEI/SC. (12-fev-15)
Ordem de colocação de avisos:
os avisos vão sendo "empilhados"
cronologicamente, i.e., os avisos mais recentes encontram-se no topo.
(11-fev-15)
Funcionamento dos turnos teóricos:
este ano, pela 1ª vez, foram criadas 2 turmas
teóricas, uma a funcionar na sexta de manhã, outra na sexta à tarde, para
evitar situações em que o anfiteatro não comporta todos os participantes;
contudo, esta situação de sobrelotação tende a desaparecer ao fim de 3 a 4
semanas de aulas. Assim, o funcionamento da turma da tarde não será
garantido a partir do momento em que houver espaço suficiente no anfiteatro
para acomodar todos os estudantes; quando tal acontecer a equipa docente
colocará um aviso na plataforma de e-learning. A frequência às
sessões teóricas não é obrigatória, mas altamente recomendável.
(11-fev-15)
Inscrições e frequência em turnos práticos: as
inscrições para os turnos práticos são feitas directamente no website da UC na plataforma
e-learning da UM,
com início na sexta 13-fev-15, às 11H00; cada turno está limitado a 20 inscrições
no método A e 20 inscrições no método B, por ordem de
registo.
Consultar
aqui a lista dos que já
frequentaram o método A em anos anteriores e que não poderão inscrever-se de
novo nesse método, senão sofrerão uma penalização na classificação final
(ver em baixo).
Atendendo ao nº de inscritos nesta UC e à dimensão das salas, apenas serão
abertas inscrições para 10 turnos práticos: os turnos práticos de
quinta-feira não funcionarão em princípio.
Cada estudante só deverá inscrever-se a um turno; caso se engane deverá
reportar o sucedido de imediato à equipa docente (por email); caso
não o faça, a sua inscrição será removida de todos os turnos em que se
inscrever.
Para não perder o direito ao turno em que se inscreve, não se poderá
faltar mais de 3 vezes a sessões práticas; quando isso acontecer, o docente poderá
transferi-lo/a para um turno menos preenchido.
(11-fev-15)
Funcionamento das turmas práticas: à semelhança de
anos anteriores, haverá este ano 2 modos de funcionamento das sessões
teórico-práticas, tipo A e
tipo B.
Caracterização do método de funcionamento das sessões do
tipo A:
1. Cada estudante pode escolher o modo de funcionamento, mas apenas terá uma oportunidade de frequentar a UC neste método.
Não a desperdicem! A escolha do método A ou B é feita na altura
da inscrição nos turnos (quem não se inscrever está a indicar implicitamente
o método B).
2. As turmas práticas estão dimensionadas de modo a que a equipa docente
possa assegurar um acompanhamento adequado de cada participante inscrito.
Assim, a inscrição nas turmas práticas é obrigatória para quem opte pelo
método A e não tenha ainda frequentado este método em anos anteriores
(esta informação está
aqui); a inscrição indevida num turno no método A será
considerada tentativa de fraude e conduz a uma penalização de 0.5 valor
na classificação final; para o método B a inscrição num turno garante um
lugar na sala nesse turno.
3. Cada sessão prática neste método é dedicada a (i) esclarecimento de dúvidas sobre um tópico,
no âmbito do TPC/guião distribuído na semana anterior junto com o sumário
(neste website da UC), ou (ii) elaboração de um trabalho laboratorial
de acordo com o guião disponibilizado.
4. A elaboração e entrega da resolução de cada
TPC em formulário
próprio é obrigatória e conta para a
classificação; mas o que conta para avaliação não é a correção da resolução,
mas antes a defesa da resolução na sessão prática dedicada ao TPC que se entrega; recomenda-se assim a
discussão prévia em grupo da resolução de cada TPC.
5. A participação nas sessões práticas conta para a classificação: todos os
inscritos no método A deverão em cada semana (i) fazer os TPC para entregar
uma resolução ao docente no
início de sessão seguinte, e/ou (ii) preparar o guião de
trabalho laboratorial, e (iii) participar na discussão sobre a resolução do TPC
ou utilização do laboratório.
6. Excecionalmente poderão ser apresentados conceitos novos nas sessões
práticas,
com destaque para as 3 primeiras sessões: sistemas de numeração,
representação de nºs inteiros e representação de nºs reais.
7. A desistência do método A (e consequente transferência para o
método B) terá de ser participada à equipa docente, e só poderá ser feita
até à primeira sexta de março.
Caracterização do método de funcionamento das sessões do
tipo B:
1. A participação nas sessões práticas não é obrigatória, e os estudantes
que frequentem neste método podem, se o desejarem, inscrever-se num
turno prático, garantindo assim lugar nessa sala.
2. Cada
estudante pode assistir à sessão prática no horário que mais lhe convenha, desde que haja
lugar na sala e não perturbe o normal funcionamento.
3. A elaboração e entrega de cada TPC, bem como a participação nas sessões
práticas não são obrigatórias e não contam para a classificação.
(11-fev-15)
Funcionamento
desta página:
esta página contém a informação da disciplina que estará mais sujeita a
alterações imprevistas: os avisos; a fim de garantir a leitura actualizada
deste bloco, sugere-se que se faça o "refresh" da página
sempre que a ela aceder.
A restante informação da disciplina irá sendo actualizada ao longo
do semestre em outras páginas acessíveis a partir desta (ver os links
no topo): os sumários e respectivas notas de estudo e guiões de trabalhos
(uma vez por semana), a pág. com a planificação da UC, e outras
complementares (auto-avaliação, notas de apoio, ...).
Para garantir que todos têm acesso sempre à informação
mais actualizada, terei o cuidado de enviar mensagens curtas para a
plataforma oficial de e-learning da UM. Em princípio, a plataforma e-learning apenas será usada para
a inscriçºao nos turnos, a informação
oficial da UC (nomeadamente o dossier da UC) e para comunicação entre a
equipa docente e os alunos. O resto do material de estudo será sempre
disponibilizado primeiro neste site.
De notar ainda que a data da última modificação desta página aparece sempre
no topo e no rodapé da página. (11-fev-15)